Madeira

PSD indica que estruturas lançadas pelo partido permitem alavancar turismo em Machico

None

O grupo parlamentar do PSD afirma que o concelho de Machico tem beneficiado, ao longo dos anos, com a construção de diferentes infraestruturas, quer durante as governações autárquicas do PSD, quer da responsabilidade do Governo Regional. O partido considera que essas estruturas têm sido cruciais para alavancar o turismo.

As Jornadas Locais que decorrem naquele concelho terminaram hoje com um workshop sob o tema 'Turismo como alavanca da economia local', em que participaram diferentes intervenientes locais ligados a este sector. Na ocasião, a deputada Cláudia Gomes referiu que uma dessas infraestruturas foi a requalificação da frente-mar de Machico, "que tem vindo a permitir a realização de diversos eventos desportivos e culturais, muitos deles com forte impacto no Turismo, tal como acontece com o MIUT, o Campeonato do Mundo de Biatle e Triatle e o Campeonato do Mundo de Enduro/BTT, bem como o Mercado Quinhentista".

“Todos estes eventos só podem ser realizados em Machico devido ao investimento público realizado pelos executivos social-democratas, que muito contribuem para alavancar a economia do concelho”, salienta. Além disso, constatou que o investimento do Governo Regional continua a ser uma realidade, que foi constatada ao longo destas jornadas, sendo esta “uma marca de proatividade” do executivo madeirense, que “contrasta com a prática seguida pelos executivos socialistas, que não têm sido capazes nem de realizar investimento próprio, nem de incentivar o investimento privado, apesar dos muitos anúncios nas páginas de jornais, que nunca saem do papel”.

A deputada lamenta que “a falta de capacidade da Câmara Municipal tenha levado Machico a ficar para trás relativamente aos demais concelhos no que se refere ao investimento hoteleiro, não obstante as infraestruturas públicas entretanto construídas pelo Governo Regional e as excelentes atractividades paisagísticas naturais do concelho”.

Terminou reiterando que, “com a maior parte da oferta de camas concentrada em pequenas unidades e alojamento local, Machico beneficia com os excelentes indicadores do Turismo”, considerando que “a economia local poderia tirar maior proveito se houvesse uma verdadeira política por parte da gestão socialista de captar investimento dos grupos hoteleiros, a exemplo do que aconteceu noutros concelhos da Região”.