5 Sentidos

Eduardo Jesus salienta importância de se fomentar a leitura desde tenra idade

1.ª edição do FALEMOS – Festival do Livro e da Leitura da Madeira decorre até sábado

None

O secretário regional do Turismo e Cultura salientou, esta manhã, a importância de se fomentar a leitura junto dos mais novos, promovendo hábitos de contacto com o livro. Eduardo Jesus participou na sessão de abertura da 1.ª edição do FALEMOS – Festival do Livro e da Leitura da Madeira, que se realiza até este sábado na Biblioteca e Arquivo da Madeira.

O governante assume que o Arquivo e Biblioteca da Madeira tem uma responsabilidade assumida no que diz respeito ao livro e à leitura, pelo que esta iniciativa enquadra-se nesse programa vasto de incentivo à leitura e, "acima de tudo, uma vivência próxima com o livro".

Na senda da preocupação em atrair públicos mais novos, Eduardo Jesus lembra que foi recentemente lançado um projecto que "permite que uma criança ao chegar ao 1.º ano da escola possa já ter a uma biblioteca constituída por seis livros que são oferecidos pela biblioteca e que faz com que, nesse período anterior ao ensino, as crianças possam lidar com o livro e criar uma relação de afecto, que é o que nos marca ao longo da vida".

O executivo entende que a leitura e o livro são instrumentos da sociedade, "instrumentos de crescimento, instrumentos de desenvolvimento, para além da grande companhia que nos fazem em qualquer momento que nos encontremos".

O Festival reúne várias pessoas ligadas ao livro e à leitura, desde autores a contadores de histórias e pretende despertar nas pessoas o interesse pela leitura, seja qual for o seu formato.