Desporto

Artur Jorge destaca importância de "conservar o terceiro lugar" do Braga

None
Foto Global Imagens

Artur Jorge disse hoje que a prioridade do Sporting de Braga neste momento é conservar o terceiro lugar da I Liga de futebol e frisou a ambição de vingar a derrota caseira sofrida com o Casa Pia.

Os resultados da última jornada colocaram os bracarenses a apenas seis pontos do líder Benfica, a dois do segundo, o FC Porto, e com mais sete do que o quarto classificado, o Sporting, mas o treinador não vai redefinir objetivos, destacando a prioridade em "conservar em terceiro lugar".

"Estes seis jogos [finais], os 18 pontos em disputa, serão de uma extrema importância para conservar o terceiro lugar. O importante para mim é ter o Sporting de Braga no pódio e é nesse sentido que vamos atacar estes jogos, sem estar a redefinir objetivos. Acima de tudo queremos manter a posição que queremos, olhando, obviamente, para os dois lugares acima, mas dependemos dos seus resultados. No que depende de nós, o nosso compromisso é não deixar aproximar o quarto classificado", reforçou na conferência de imprensa de antevisão da deslocação ao terreno do Casa Pia, sexta-feira, na 29.ª jornada.

O treinador considera que o entusiasmo dos adeptos é mais "um reconhecimento pelo que a equipa tem feito".

"O desempenho que temos tido faz com que queiram mais e mais, é a ambição natural dos adeptos, temos que ser capazes de gerir essas expectativas porque não dependemos só de nós para chegar ao segundo e primeiro lugares", disse.

Os bracarenses registam cinco triunfos e um empate nas últimas seis jornadas (mais a goleada por 5-0 diante do Nacional, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal), enquanto o Casa Pia venceu apenas um jogo nas últimas cinco jornadas.

As duas equipas já se defrontaram duas vezes esta época, com uma vitória para cada uma: o Casa Pia venceu em Braga para o campeonato (1-0) e os minhotos bateram os lisboetas no seu reduto para a Taça da Liga (1-0).

Artur Jorge não esquece a derrota caseira e frisou que a equipa tem uma "ambição acrescida em relação a este jogo para recuperar esses três pontos perdidos".

Notando que jogar primeiro que os adversários "pode ser uma vantagem" apenas "se ganhar", Artur Jorge prometeu uma equipa "determinada e com a mesma ambição de sempre" e destacou os registos ofensivo e defensivo dos últimos sete jogos, com 18 golos marcados e apenas dois sofridos.

"É sempre mais difícil ter o ponto de partida de estar a ganhar porque queremos continuar e ter a ambição de não nos cansarmos de ganhar", notou.

Com o fim do Ramadão, Serdar, Niakaté e Al Musrati, sobretudo os dois últimos, estarão em melhores condições físicas para ajudar a equipa, revelando ainda a recuperação total de Sequeira e a boa evolução de Castro, o único indisponível agora.

Artur Jorge comentou ainda as recentes boas exibições de Borja, frisando que "sempre" contou com o lateral esquerdo colombiano: "quando teve a sua oportunidade de jogar com maior continuidade fez o que sabíamos que ele era capaz de fazer".

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 65 pontos, e Casa Pia, nono, com 39, defrontam-se a partir das 20:15 de sexta-feira, no Estádio Nacional do Jamor, jogo que será arbitrado por Manuel Oliveira, da associação do Porto.