Madeira

Serviços da Região fizeram mais de 5 mil juntas médicas a utentes da ADSE

Este número diz respeito ao ano de 2022

None
Foto SRS

No ano passado, foram realizadas mais de cinco mil Juntas Médicas a utentes da ADSE, na Região, representando um aumento de mais 40% comparativamente ao ano de 2020, revelou, esta quarta-feira, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

"Os dados indicam que cerca de 85% das Juntas Médicas foram solicitadas no âmbito de doenças com mais de 55 dias (baixas prolongadas)", refere a mesma fonte.

Maurício Melim, Presidente da Junta Médica ADSE-RAM, justifica este aumento afirmando que "o confinamento trouxe problemas para os quais as pessoas no dia a dia não estavam confrontadas e isso veio alertar e sublinhar alguns aspetos das personalidades das pessoas que ao voltarem à sua vida normal começaram a ter dificuldades na adaptação ao trabalho", acrescentando ainda que "as alterações de comportamento são hoje um verdadeiro problema que impedem as pessoas de terem o seu trabalho e desenvolverem a sua vida normal".

A Junta Médica da ADSE, actua na dependência orgânica e funcional do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, no domínio da Administração Regional Autónoma da Madeira.