Turismo Madeira

'Queen Mary 2' falha escala no Funchal após volta ao Mundo

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Ao contrário do que estava previsto no site da APRAM, o navio de cruzeiros 'Queen Mary 2' não vai fazer escala no Porto do Funchal nesta quarta-feira, 19 de Abril. Aliás, a esta hora o navio já devia estar atracado, mas a verdade é que continua atracado, mas em Santa Cruz de Tenerife, Canárias.

O próximo porto será Southampton, no sul de Inglaterra, no dia 23 e de onde partira a 11 de Janeiro deste ano rumo a Lisboa para uma viagem de circum-navegação, que deveria ter a Madeira como último porto antes do regresso à base na Europa.

Aliás, o ponto de partida deste cruzeiro é Nova Iorque, mais precisamente o porto de Cape Liberty Bayonne NJ-NYC, a 3 de Janeiro, onde deverá regressar no dia 30 de Abril, praticamente quatro meses depois.

A verdade é que depois de mais de três meses de navegação e escala em 32 portos, o Funchal deixou de ser tido em conta nesta escala, informação confirmada ao DIÁRIO pela Blandy Shippping, embora no portal da Administração dos Portos ainda esteja essa informação, inclusive errada.

O navio tem capacidade para quase 2.700 passageiros e servidos por quase 1.200 tripulantes. Na sua maioria devem ser norte-americanos e europeus que passaram meses a passear por quatro continentes (Europa, Ásia, Oceania e África), dois oceanos (Atlântico e Pacífico) e vários mares, entre os quais o Mediterrâneo, tendo feito escala no Porto de Lisboa no dia 14 de Janeiro.

Refira-se que o Porto do Funchal foi o primeiro porto de escala deste navio depois de partir em viagem inaugural desde Southampton. Na sua escala madrugadora a 15 de Janeiro de 2004, era a 'rainha dos mares' com as suas 150 mil tonelagens em 345 metros de comprimento. O 'Queen Mary 2' sofreu algumas intervenções de requalificação em 2021.

Nestes 19 anos tem passado algumas vezes pela Madeira, mas a mais marcante foi mesmo a sua estreia.