Madeira

Socialistas reivindicam mais apoios para as empresas da região

None

O presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, acusou o Governo Regional de "abandonar" o tecido empresarial da Região, defendendo mais apoios para as empresas.

"O Partido Socialista defende mais apoios para as empresas da região”, afirmou Sérgio Gonçalves durante a visita que realizou esta manhã, no Funchal, à empresa do ramo da distribuição J. Nelson Abreu.

Na ocasião salientou que esta empresa "foi também pioneira na utilização de sistemas informáticos", denunciando que "muitas das candidaturas que são apresentadas para digitalização acabam por não ser aceites".

E isto, sublinhou, “tem a ver com as prioridades do Governo Regional que, no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], teve mais de 600 milhões de euros para decidir em que projetos é que estas verbas seriam alocadas e decidiu alocar tudo a investimento público”.

No caso da transição digital, apontou Sérgio Gonçalves, o executivo de Miguel Albuquerque “alocou 114 milhões para a administração pública regional e zero euros para as empresas”.

Trata-se de uma opção de governação que não serve os interesses da população, uma vez que, “nesta fase que vivemos, é preciso desenvolver e modernizar também o nosso tecido empresarial”, explicou, enfatizando ser “necessário outro tipo de apoios para que as empresas regionais possam, de facto, aumentar a sua atividade, desenvolver-se, gerar mais rendimento, pagar melhores salários e contratar mais profissionais”.

Neste sentido, defendeu ser urgente apoiar a criação de oportunidades para os jovens, “para que consigam viver e trabalhar na terra que os viu nascer e não tenham de emigrar, como infelizmente tem sido uma realidade”.

E porque “nada disto é novo”, Sérgio Gonçalves recordou que, já no período pandêmico, dos mais de 100 milhões de euros da propagandeada linha de apoio às INVEST RAM, “nem metade chegou às empresas”, acusando o Executivo regional de ter enganado os empresários e “sobretudo os madeirenses”.

Em contraponto, disse, “nós defendemos medidas efetivas de apoio às empresas. Defendemos que o PRR deveria ter tido em atenção o tecido empresarial da Região e ainda mais agora, que haverá um reforço de verbas”.

Em resposta às perguntas dos jornalistas colocadas à margem da visita sobre o recente anúncio do prolongamento dos Vistos Gold na Região por mais nove anos, o líder socialista considerou lamentável que o presidente do Governo Regional continue “muito preocupado com o imobiliário de luxo quando deveria estar mais preocupado com os milhares de famílias madeirenses que não têm habitação porque não houve estratégia para este setor ao longo das últimas décadas”.