Desporto

Benfica em crise procura 'millagre' em San Siro

Foto Pedro Rocha/Global Imagens
Foto Pedro Rocha/Global Imagens

O Benfica, em crise de resultados, confiança e qualidade futebolística, parece condenado a cair nos quartos de final da Liga dos Campeões, que o Inter Milão 'inclinou' muito a seu favor na Luz.

Na quarta-feira, em San Siro, os 'encarnados' precisam de uma série de registos inéditos para atingirem pela primeira vez as 'meias' na 'era Champions' (desde 1992/93), depois do comprometedor desaire caseiro por 2-0.

As 'águias' nunca viraram uma eliminatória iniciada com um desaire em casa por dois golos, não contam qualquer vitória em Itália por mais do que um tento e o melhor que conseguiram face aos 'nerazzurri' foi empatar.

Desta forma, o Benfica precisa de fazer história, em várias vertentes, sendo que o terá de conseguir na pior altura da temporada, que estava a ser magnífica -- uma derrota nos primeiros 45 jogos --, mas parece estar a 'descambar'.

Nos últimos três jogos, o 'onze' de Roger Schmidt sofreu outras tantas derrotas, as duas primeiras em casa, face ao FC Porto, por 2-1, depois de até ter estado a ganhar, e ao Inter Milão e, no fim de semana, em Chaves (0-1).

Desta forma, o avanço na I Liga, que era de 10 pontos antes do jogo com o FC Porto -- e chegou, à condição, a ser de 13, durante o 'clássico' --, caiu para quatro, enquanto, pelo meio, o 'sonho' da 'Champions', das 'meias' e até da final, depois do sorteio tirar da frente City, Bayern e Real, ficou comprometido.

É, assim, neste clima de indisfarçável crise, impossível de 'mascarar' com erros arbitrais ou outros, e com uma pesada desvantagem de dois golos, que o conjunto luso vai ao 'mítico' Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro.

Quinto na Serie A, o Inter, que nos derradeiros oito jogos só venceu um, precisamente o que disputou na Luz, está também longe do seu melhor, mas mostrou grande competência - e experiência - na primeira mão, sobretudo a defender e a contra-atacar.

O conjunto de Simone Inzaghi conseguiu mesmo a 'proeza' de perder os últimos três jogos em casa, todos por 1-0, com Juventus, Fiorentina e, no sábado, com o Monza, mas o que parece é que a equipa já virou há muito as suas atenções para a 'Champions'.

Com dois golos de vantagem, face ao cabeceamento de Nicolò Barella e ao penálti do suplente belga Romelu Lukaku, o Inter é claramente favorito a seguir em frente, para umas 'meias' 100% transalpinas, com o vizinho AC Milan ou o Nápoles.

Os 'nerazzurri' procuram a primeira meia-final desde 2009/10, época em que, sob o comando do português José Mourinho, conquistaram o seu terceiro título europeu, e primeiro na 'era Champions', depois dos triunfos de 1963/64 e 1964/65, o segundo arrebatado precisamente face ao Benfica, em San Siro (1-0).

Quanto ao Benfica, não está numa meia-final da principal competição europeia -- que ganhou em 1960/61 e 1961/61 -- desde 1989/90, sendo que, desde aí, já caiu cinco vezes nos 'quartos' (1994/95, 2005/06, 2011/12, 2015/16 e 2021/22).

Em relação ao primeiro jogo, os 'encarnados' já podem contar com o 'capitão' Otamendi, que falhou o embate da Luz por castigo, enquanto o médio turco Hakan Çalhanoglu poderá ser novidade no Inter, pois está recuperado de lesão.

O encontro entre o Inter Milão e o Benfica, da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se na quarta-feira, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio San Siro, em Milão.