Madeira

Mais de 300 animais já foram vacinados no Funchal em 2023

Nádia Coelho faz balanço positivo da 1.ª Campanha de Vacinação de Cães e Gatos

None

A vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal (CMF), Nádia Coelho, apresentou hoje um balanço “muito positivo” da 1.ª Campanha de Vacinação de Cães e Gatos de 2023, que se iniciou a 11 de Março e terminou hoje, na freguesia de Santo António. A campanha gratuita decorreu em todas as freguesias do concelho e ultrapassou a marca dos 300 aniamis vacinados.

“Foram vacinados 337 animais (230 cães e 107 gatos)”, revelou a autarca, realçando que para as duas campanhas de vacinação anuais a autarquia investe 20 mil euros.

A próxima campanha irá decorrer em Outubro e Novembro deste ano.

Além das duas campanhas anuais de vacinação antirrábica, a autarquia disponibiliza também apoios nas esterilizações.

Nádia Coelho destaca a importância desta estratégia de prevenção e de identificação dos animais, do ponto de vista da "promoção da saúde pública e da protecção animal", lembrando que, em 2023, que o município do Funchal vai investir mais de 1 milhão de euros para a defesa da causa animal.

Actualmente decorre o procedimento da remodelação do Canil do Vasco Gil, com um investimento que ronda os 918 mil euros. Estas obras, segundo refere, "vão proporcionar um melhor conforto térmico dos animais. As obras incluem ainda o melhoramento nas infraestruturas administrativas de apoio ao canil, garantindo também melhores condições para as pessoas que lá trabalham".

"A empreitada vai também permitir a entrada em funcionamento do crematório para os animais, possibilitando, desta forma, dar um fim digno aos animais de estimação, dando a possibilidade da família acompanhar o processo", acrescentou.

Em relação aos apoios para a causa animal, a vereadora do Ambiente sublinhou aquele que é dado pela Associação de Municípios da Madeira (AMRAM), com uma verba que ronda os 30 mil euros, sendo “uma grande ajuda”. Contudo, sublinha que "o próprio município faz um esforço cumulativo, celebrando outros protocolos com as associações de protecção animal de forma a chegar a mais famílias carenciadas e a apoiar nas esterilizações".

Nádia Coelho adiantou igualmente que "este ano haverá um reforço nas verbas às associações de proteção animal representando um aumento de cerca de 200% face ao ano anterior".

A autarca lembra ainda que, desde Outubro do ano passado, a CMF dispõe de um novo espaço dedicado à causa animal, na Rua da Alegria 14G, "oferecendo desta forma um atendimento personalizado, prestando todas as informações e apoio essencialmente a famílias carenciadas".

"Até ao momento foram registados 1.037 atendimentos. A procura incide maioritariamente nas temáticas de apoio às esterilizações, vacinação, adoção e recolha de animais", indicou.

Na conferência de imprensa, que decorreu esta manhã, na Junta de Freguesia de Santo António, a vereadora do Ambiente recordou, por fim, que, no ano passado, foi criado um novo sitio da internet sobre a Causa Animal no Funchal, "disponibilizando toda a informação sobre esta temática, melhorando também a divulgação de campanhas de vacinação, de adopção, legislação em vigor, animais perdidos entre outras informações de esclarecimento aos munícipes".