Desporto

Sporting desafia Juventus depois de afastar Arsenal

None

O Sporting, com a capa de 'super herói' vestida depois de 'arrumar' o Arsenal, desloca-se na quinta-feira ao reduto da Juventus em busca de começar a 'desenhar', 11 anos depois, uma segunda meia-final na Liga Europa em futebol.

Os comandados de Rúben Amorim vão tentar replicar o que, em 2011/12, foi conseguido pelo 'onze' de Ricardo Sá Pinto, então numa eliminatória com o bem mais modesto Metalist Kharkiv (2-1 em casa e 1-1 na Ucrânia) e, curiosamente, também após a eliminação de um 'gigante' inglês, no caso o Manchester City.

Desta vez, os 'leões' começam os 'quartos' fora e podem inspirar-se na recente visita do Benfica, que, na fase de grupos da 'Champions', esteve em desvantagem (golo de Milik), mas venceu por 2-1 (tentos de João Mário, de penálti, e David Neres), começando a promover a queda dos italianos para a Liga Europa.

No Juventus Stadium, o Sporting não se apresenta como favorito, apesar de ter feito cair o líder da Premier League, mas, com toda a certeza, terá o respeito da 'velha senhora', que não tem boas recordações dos derradeiros embates com portugueses -- no último duelo a eliminar, em 2020/21, acabou eliminado pelo FC Porto.

Para começarem a escrever uma nova surpresa, os 'leões' têm uma baixa importante para Turim, o médio uruguaio Ugarte, que foi expulso em Londres, no jogo do apuramento 'leonino' e é o único jogador, entre as duas equipas, que não vai poder jogar a primeira mão dos quartos de final devido a castigo.

Devido a lesão, o avançado Paulinho poderá também não ser opção no conjunto lisboeta, a exemplo de Daniel Bragança e Jovane Cabral, enquanto Vlahovic e De Sciglio estão em dúvida na 'Juve', equipa na qual voltaram aos treinos Pogba e Bonucci.

Ricardo Esgaio e Matheus Reis estão, por seu lado, proibidos de ver o cartão amarelo, se quiserem ser opção para Rúben Amorim na segunda mão, em 20 de abril, em Alvalade, tal como três jogadores da Juventus, o ex-portista Danilo, Miretti e Bremen.

O Sporting regressa à Europa após uma sofrida vitória por 4-3 no reduto do Casa Pia, num jogo marcado por inédito 'hat-trick' de Francisco Trincão e pelas falhas defensivas dos 'leões', que deixaram o técnico luso 'desesperado'.

Com este resultado, o Sporting manteve-se no quarto lugar da I Liga, a cinco pontos do Sporting de Braga, terceiro classificado, sete do FC Porto, segundo, e 14 do líder Benfica.

Por seu lado, a Juventus não ganhou nenhum dos últimos dois jogos, tendo empatado 1-1 na receção ao Inter Milão, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Itália, e perdido por 2-1 no reduto da Lazio, no sábado, para a Serie A.

A formação de Turim segue no sétimo lugar do campeonato italiano, a oito pontos dos lugares de acesso à 'Champions', sendo que a sua classificação é enganadora, pois perdeu 15 pontos na 'secretaria', que lhe davam o segundo posto.

O Sporting e a Juventus apenas se defrontaram na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2017/18, com os 'leões' a perderem por 2-1 em Turim e a empatarem 1-1 em Alvalade, em dois jogos em que até foram a primeira equipa a marcar.

O terceiro encontro entre a 'velha senhora' e os 'leões', para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa em futebol, está marcado para quinta-feira, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Juventus Stadium, em Turim.

A segunda mão realiza-se uma semana depois, em 20 de abril, também pelas 20:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.