Desporto

Miguel Correia na frente em Fafe depois de um dia acidentado

O piloto madeirense Bernardo Sousa é o quinto melhor português.

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A dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia) terminou, este sábado, o primeiro dia do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto no comando da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), depois de uma tarde marcada por diversas incidências, a principal das quais foi o abandono de Armindo Araújo (Skoda Fabia), na sequência de um aparatoso despiste, sem consequências graves para piloto e navegador (Luís Ramalho). O piloto madeirense Bernardo Sousa é o quinto melhor português.

O acidente do campeão nacional em título ocorreu na segunda passagem por Boticas/Senhor do Monte, precisamente a classificativa onde Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2) perderia, momentos antes, o primeiro lugar do CPR que ocupava desde a segunda “especial” do dia, devido a um furo, cedendo de uma assentada mais de 2 minutos, já que teve de parar para mudar a roda. Pouco depois, Araújo, que tinha acabado de herdar a primeira posição face ao sucedido ao irlandês da Hyundai, ficava pelo caminho.

Miguel Correia desde o início do rali o mais direto opositor de Breen e de Armindo, mesmo queixando-se de ter feito um “pião” de ter problemas ao nível dos travões ou do diferencial traseiro, conseguiu distanciar-se de Bernardo Sousa (Citroen C3). Este, por seu turno, perdera a confiança na sequência de uma ligeira saída. Pior, contudo, estava Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), primeiro líder do rali, nada satisfeito com a afinação do carro, do mesmo se queixando José Pedro Fontes (Citroen C3), que tinha dificuldades em explicar qual era o problema.

Pedro Almeida (Skoda Fabia) conseguiu subir ao “top 5”, apostado numa trajetória de evolução, enquanto Lucas Simões (Ford Fiesta R5), a disputar o seu quinto rali de terra, procurava melhorar o desempenho em cada classificativa. Paulo Neto (Skoda) não evitou bater no Peugeot 208 do alemão Norman Kreuter que lhe surgiu atravessado em Cabeceiras 1, enquanto Ricardo Filipe (Ford Fiesta R5) lamentava encontrar já os pisos degradados para poder imprimir o melhor ritmo possível.

Nas duas rodas motrizes (2RM), o campeão em título Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rallye 4), desta vez acompanhado por Carlos Magalhães, dominou de fio a pavio, terminando a prova – para o Campeonato contava apenas esta primeira etapa – com uma vantagem de 1m53.3s em relação a Hugo Lopes (Renault Clio Rally4), e Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5) terminou no último lugar do pódio.