A Guerra Mundo

Presidente Zelensky aterrou em Londres para visita ao Reino Unido

None

O Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, aterrou no aeroporto londrino de Stansted esta manhã para a sua primeira visita ao Reino Unido desde a invasão da Ucrânia pela Rússia a 24 de fevereiro de 2022.

As televisões britânicas transmitiram a chegada num avião da Força Aérea britânica ao aeroporto no norte da capital britânica e o trajeto de automóvel até ao centro de Londres.

Durante a visita, o líder ucraniano deverá encontrar-se com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, antes de proferir um discurso no Parlamento britânico e visitar uma base militar em Inglaterra onde militares ucranianos estão a ser treinados.

O Rei Carlos III também receberá o presidente em audiência no Palácio de Buckingham, em Londres.

Esta é a primeira vez que Zelensky deixa o território ucraniano desde a visita a Washington a 21 de dezembro, onde foi recebido na Casa Branca pelo Presidente, Joe Biden, e falou perante o Congresso dos EUA.

O chefe de Estado ucraniano também é esperado em Bruxelas esta semana, na sequência de um convite para participar presencialmente numa cimeira do Conselho Europeu, agendada para quinta e sexta-feira.