Madeira

Dupla obra na zona das abóbadas do aeroporto concluída até às eleições Regionais

Foto Orlando Drumond
Foto Orlando Drumond

Manutenção das abóbadas (VR1) e reabilitação do acesso e do cais custam 6,6 milhões de euros.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou esta tarde a empreitada de Reabilitação das Estruturas de Suporte da Plataforma Rodoviária da ER 101, junto ao cais aeroportuário, em Santa Cruz, infra-estrutura esta que também está a ser reabilitada.

A empreitada principal, da responsabilidade da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, tem custo estimado na ordem dos 5,7 milhões de euros. Já a recuperação do cais e a reabilitação da estrada de acesso ao mesmo, da responsabilidade da APRAM, representa investimento a rondar os 900 mil euros. Tudo somado, a dupla empreitada em curso na zona da ‘cabeceira’ da pista do aeroporto equivale a 6,6 milhões de euros.

Miguel Albuquerque adiantou que esta “intervenção bastante avultada” deverá estar concluída antes das próximas eleições, as Regionais, prevista ocorrer no início do Outono.

Como “a obra estará pronta quando o presidente do Governo Regional quiser”, ironizou, depois de questionar o empreiteiro, avisou que quer a conclusão da mesma no mês de Agosto.

A intervenção nas abóbadas ocorre na infra-estrutura de betão armado, edificada no ano de 1986, numa das primeiras fases de ampliação do Aeroporto da Madeira, por forma a garantir os adequados padrões de segurança, é imprescindível, tendo em vista a reabilitação das suas características geométricas e estruturais, dados os efeitos provocados pela exposição aos elementos atmosféricos, em particular pela proximidade ao ambiente marítimo.

Trata-se de uma obra de extrema relevância, e uma das maiores obras de reabilitação estrutural a decorrer, neste momento, no país.