Madeira

Madeira pode ser "centro de desenvolvimento tecnológico a nível mundial"

Rui Barreto fez a abertura do evento 'Hack Your Health - Gaming Hackathor', esta manhã

None

O secretário regional de Economia disse, esta manhã, que nunca na Madeira se trabalhou tanto em rede nas áreas tecnológicas. Rui Barreto, que falava na sessão de abertura do abertura do 'Hack Your Health - Gaming Hackathor', acrescentou que a Região tem condições extraordinárias neste domínio e com grande potencial de crescimento.

Este trabalho em rede é "determinante", sobretudo se tivermos em conta que “a tecnologia está presente em tudo o que fazemos e é transversal a todas as áreas”. O governante lembrou que o volume de negócios neste sector já ultrapassou os 340 milhões de euros. Segundo Rui Barreto, a tecnologia está interligada aos vários domínios, desde a educação, como é exemplo disso o projeto ‘Salas do Futuro’, onde se envolve a robótica e a inteligência artificial, mas também à indústria, à saúde e ao ‘gaming’, entre outras.

Este trabalho em rede proporciona partilha de conhecimento, numa altura em que esse conhecimento ganha uma preponderância na definição e construção do futuro, na senda do progresso e desenvolvimento. Tal como afirmou o governante, esse é um rumo que já está a ser seguido na Região, com vários exemplos, entre os quais realçou os nómadas digitais, desenvolvido pela Startup Madeira, mas também o projecto do novo Hospital Universitário, que envolve a Saúde e a Economia, criando uma incubadora de desenvolvimento de software aplicada à área da saúde e que tem uma rede, no projeto H-Innova, que envolve 56 universidades e 44 centros de investigação.

A Madeira reúne as condições perfeitas para ser um centro de desenvolvimento tecnológico à escala mundial, exportável, porque nós temos um conjunto de condições que são muito importantes para este ambiente tecnológico, desde logo, uma região que é segura, que é inclusiva, cosmopolita, com quase 200 anos de turismo, uma região que tem ótimas infraestruturas rodoviárias e tecnológicas, uma região com uma rede de saúde e diversificada Rui Barreto

O governante com a pasta da Economia explicou que, neste momento, “a Madeira tem todas as condições para ser uma região extraordinariamente tecnológica e poder exportar esse conhecimento, o que constitui uma oportunidade para a Região, dada a sua natureza insular e ultraperiférica."

Falando nos recursos humanos, altamente qualificados, com um importante contributo também da Universidade da Madeira, Rui Barreto revelou que a Região quer reter talento: "É muito diferente de há 50 anos, em que as pessoas emigravam por necessidade. Hoje, emigram para agarrar oportunidades. Por isso, o principal valor das organizações é equipa, as pessoas, os seus colaboradores, assim como a tecnologia”.

O 'Hack Your Health - Gaming Hackathor', que se prolonga até amanhã, é promovido pela Startup Madeira, no âmbito do consórcio eGames, tem como base os ‘Serious Games’ que, por definição, são jogos com objectivos que vão além do entretenimento.