Madeira

Hoje é Dia Mundial do Cancro

Data visa sensibilizar a população para um dos maiores desafios de saúde pública. Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje

None Ver Galeria

Liga Portuguesa Contra o Cancro pede “cuidados mais justos” em acções na FNAC Madeira e Porto Santo; instalações são “maior problema” da delegação regional

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de Fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium, em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objectivo sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro.

O tema definido para o próximo triénio (2022-2024) ‘Por Cuidados Mais Justos’ pretende aumentar a consciencialização sobre as iniquidades existentes no acesso aos cuidados de saúde por parte dos doentes oncológicos, que afectam quase todo mundo.

A campanha trabalha um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024). No presente ano, o objectivo centra-se em “unir vozes e entrar em acção: mobilizar amigos, familiares, colegas e vizinhos, pois sabemos que juntos somos mais fortes”.

Neste âmbito, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC), assinala a data com a realização de um debate, dedicado à temática ‘Unir Vozes Por Cuidados Mais Justos’. Este debate será traduzido em duas acções, uma no auditório do edifício de serviços públicos da Câmara Municipal do Porto Santo, às 15 horas, e outra na FNAC Madeira, às 17 horas.

Prevenção pode evitar milhões de mortes por cancro

Qual a importancia desta efeméride? A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.

Novos casos de cancro em Portugal correspondem a dois terços dos nascimentos anuais

O subdiretor-geral da Saúde disse hoje que os cerca de 60.000 novos casos de cancros que surgem anualmente em Portugal correspondem a cerca de dois terços dos nascimentos, apelando à população para adotar estilos de vida saudáveis.

No entanto, “mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, detecção precoce e tratamento, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos”, sublinha a LPCC, que tem de resto um importante papel nesta área, bem como na promoção da literacia para esta doença.

Neste âmbito, importa salientar que muitos doentes oncológicos desconhem os seus direitos pelo que a LPCC disponibiliza, com o apoio da AstraZeneca, o ‘Guia dos Direitos Gerais do Doente Oncológico’, que já vai na sua quarta edição e reúne, de forma resumida e precisa, um conjunto de informações (no contexto do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social, e, ainda, no que diz respeito a benefícios fiscais e regime laboral, entre outros) que se apresentam relevantes em momentos de grande fragilidade, decorrentes da doença oncológica. O documento integra, também, legislação específica das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como medidas excepcionais e temporárias relativas à pandemia de covid-19.

Descarregue o Guia dos Direitos Gerais do Doente Oncológico (4.ª edição) aqui:

Em entrevista ao DIÁRIO, publicada na edição impressa deste sábado, o presidente da direcção do NRM-LPCC fala sobre o trabalho desenvolvido por esta instituição, que apoia por mês cerca de 250 pessoas na Madeira.

A criação do NRM da LPCC teve início em 1986, após contactos do Dr. Luís Camacho de Freitas junto da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Lisboa. Foi sugerido o nome da D. Maria de Lourdes Sá Fernandes para presidente, pelo facto de ter exercido voluntariado no IPO de Lisboa, que aceitou o convite, tendo o projecto sido concretizado em reunião no dia 29 de Dezembro de 1986.

Contudo, a tomada de posse dos corpos sociais do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro só viria a ser realizada a 17 de Outubro de 1987, ano em que foi inaugurada a primeira sede na Rua Latino Coelho. Mais tarde, em 1993, as instalações foram transferidas para onde funcionam actualmente, na Rua Elias Garcia, “num espaço já exíguo para as necessidades do NRM”, sendo uma nova sede uma das grandes aspirações a medio prazo, conforme salienta Ricardo Sousa.

As instalações, neste momento, são o nosso maior problema (…). O Governo Regional já nos cedeu um espaço, mas é um espaço que está devoluto e em estado avançado de degradação. Temos o espaço, mas precisávamos de dinheiro. Para reabilitá-lo seria necessário cerca de um 1 milhão de euros Ricardo Sousa

No entanto, realça, "este é um entre os muitos desafios que o NRM se tem deparado ao longo dos anos", mas há algo que é constante, "a importância dos voluntários para que esse trabalho possa ter continuidade no futuro", sendo a angariação de novos interessados em apoiar a causa oncológica uma das prioridades da actual direcção.

Durante estes 36 anos, o NRM contou com quatro presidentes: Loures Sá Fernandes, Teresa Tomé, Isabel Veiga França e Ricardo Sousa.

Além do Núcleo Regional, no Funchal, existem delegações em Machico, Santana, Porto Santo, Calheta, Porto Moniz e Ribeira Brava. A estas junta-se a Casa da Liga, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Pode ajudar como voluntário, com um donativo ou através do IRS

Os donativos representam a principal e quase única fonte de receita da Liga para a prossecução das suas finalidades e dos programas e actividades que, diariamente, desenvolve em prol do doente oncológico e dos seus familiares, dos programas de educação e de detecção precoce do cancro e do apoio à formação e investigação em oncologia. Os donativos concedidos à Liga têm enquadramento fiscal em sede de IRS ou IRC nos termos do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

Com um Donativo : Liga Portuguesa Contra o Cancro

[donates_header] [donates_counties]

Se pretende inscrever-se como voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro contacte o Núcleo Regional da área da sua residência.

Seja voluntário da Liga e ajude a fazer a diferença na vida dos doentes. É fundamental saber que não se está sozinho numa luta complicada Ricardo Sousa

O candidato a voluntário deve, entre outros, cumprir as seguintes condições para a sua admissão:

  •  Ter mais de 18 anos;
  • Comparecer a entrevistas de avaliação da disponibilidade e motivações; 
  • Frequentar um curso de Fformação promovido pela LPCC (no caso da candidatura ser aceite); 
  • Frequentar um estágio na área de voluntariado onde foi admitido (período de tempo variável);
  • Cumprir com os regulamentos e princípios gerais do voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Já destinar 0,5% do seu IRS liquidado à Liga Portuguesa Contra o Cancro não tem qualquer custo para si (não terá de pagar mais ou receber menos IRS). Basta preencher o quadro 11 do modelo 3 (campo 1101) com o NIF 500 967 768.

Efemérides

Principais acontecimentos registados no dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial contra o Cancro e Dia Internacional da Fraternidade Humana:

1799 - Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adotar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.

1808 - Napoleão Bonaparte determina a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.

1837 - A Escola Politécnica é instalada no antigo Colégio dos Nobres.

1872 - O ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.

1885 - Remodelação governamental. Fontes Pereira de Melo abre o Ministério das Obras Públicas.

1904 - Os trabalhadores portuários e os operários metalúrgicos juntam-se ao movimento grevista da Empresa Industrial Portuguesa.

1905 - Manifestação de apoio ao Partido Republicano, em Lisboa.

1938 - Na Alemanha, Adolf Hitler centraliza o Governo, toma a pasta da Guerra e nomeia Joachim von Ribbentrop ministro dos Negócios Estrangeiros.

1945 - II Guerra Mundial. Início da Conferência de Yalta. São estabelecidos os termos da rendição incondicional da Alemanha nazi e o desenho da Europa após a Guerra.

1947 - Morre, aos 61 anos, Luigi Russolo, artista plástico e compositor futurista italiano, autor de "L'Arte dei Rumori", criador da "Grafia enarmonica per gl'intonarumori", precursora da notação contemporânea.

1948 - Independência do Ceilão, atual Sri Lanka.

1961 - Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o MPLA ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a UPA ataca fazendeiros brancos.

1963 - É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.

1964 - A Organização Internacional do Trabalho condena o sistema corporativo da ditadura portuguesa.

1973 - O rei Hussein, da Jordânia, cessa as hostilidades contra Israel.

1979 - A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalida o título europeu de corta-mato.

1985 - É inaugurado o Museu Nacional do Teatro.

1992 - Morre, com 54 anos, a pianista, pedagoga e compositora de origem catalã Constança Capdeville.

- Na Venezuela, um grupo de militares do Movimento Bolivariano 200 tenta, sem êxito, derrubar o presidente Carlos Andrés Pérez (1922-2010).

1997 - O Tribunal Cível de Los Angeles condena o ex-futebolista norte-americano OJ Simpson ao pagamento de mais de um milhão de dólares de indemnização pela morte de sua mulher e do amigo.

1998 - A Assembleia da República aprova o projeto de Lei que despenaliza o aborto até às 10 semanas.

2001 - Morre, com 78 anos, o compositor francês de origem grega Iannis Xenakis.

2003 - Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.

- A Federação Jugoslava passa a Sérvia e Montenegro.

2004 - É publicado em Diário da República o novo regime de subsídio de doença.

- É lançado o Facebook, pelo estudante norte-americano Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto.

- Morre, com 73 anos, a poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst, autora de "Cascos e Carícias".

2005 - É raptada a jornalista italiana Giuliana Sgrena, enviada ao Iraque do jornal Il Manifesto.

2006 - Morre, com 85 anos, Betty Friedan, psicóloga norte-americana, precursora do feminismo moderno, autora do manifesto "The Feminine Mystique" (A mística feminina).

2007 - A China lança na Zâmbia uma zona de cooperação económica e comercial em África, a primeira das cinco que pretende estabelecer no continente.

- Morre, aos 72 anos, Carlos Silva, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

2008 - É inaugurada a Linha Cancro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Sanofi Pasteur MSD, uma linha de apoio à pessoa com cancro e seus familiares.

- Três bancos de Wall Street juntam-se, pela primeira vez, à luta contra as alterações climáticas, anunciando que se basearão nos "princípios do carbono" para dificultarem às empresas energéticas financiamentos para centrais elétricas a carvão.

- A NASA divulga a canção dos Beatles "Across the Universe" no cosmos, uma estreia absoluta, para celebrar simultaneamente o cinquentenário da agência espacial norte-americana e o nascimento do grupo britânico.

- Morre, com 77 anos, o percussionista cubano Tata Guines, o "Rei do Tambor" como era conhecido.

2009 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, utiliza pela sétima vez o veto político, desde o início do mandato, ao não promulgar o projeto do PS de alteração da Lei eleitoral para a Assembleia da República que previa o fim do voto por correspondência dos emigrantes.

- Morre, com 62 anos, Lux Interior, vocalista dos norte-americanos The Cramps.

2010 - Morre, aos 95 anos, o "pai" do cinema chinês de animação Te Wei.

2012 - Telma Monteiro consegue a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.

- Morre, com 78 anos, István Csurka, controverso escritor e fundador do partido de extrema-direita húngaro MIEP.

- Morre Florence Green, britânica, considerada a última veterana sobrevivente da I Guerra Mundial. Tinha 110 anos.

2013 - Os órgãos sociais do Sporting demitem-se em bloco e convocam eleições para 23 de março.

- Morre, aos 71 anos, Reg Presley, vocalista da banda rock britânica "The Troggs".

2014 - Dezenas de ferroviários ocupam uma das saídas para a linha do Norte na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, em protesto contra os cortes salariais e de direitos e regalias.

2015 - Um avião da companhia taiwanesa TransAsia Airways cai num rio nos arredores da capital, Taipé, com 58 pessoas a bordo, dez das quais são resgatadas. O avião, que operava um voo doméstico, atinge uma ponte antes de cair num rio próximo.

- Morre, aos 92 anos, Charlie Sifford, primeiro jogador de golfe negro no circuito profissional norte-americano e mentor de Tiger Woods.

2016 - Os Estados Unidos e 11 outros países assinam, na Nova Zelândia, o Acordo de Associação Transpacífico, para a criação de uma maior zona livre de comércio do mundo.

2017 - O Departamento de Estado dos EUA revoga o cancelamento de vistos para cidadãos de sete países muçulmanos, depois de um juiz federal ter bloqueado o decreto anti-imigração do Presidente Donald Trump.

- Morre, aos 91 anos, Georgette Ferreira, ex-deputada do PCP e dirigente do comité central do partido.

2019 - Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Suécia reconhecem e apoiam a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas.

2020 - Um residente de Hong Kong de 39 anos morre vítima de pneumonia viral causada pelo novo coronavírus, a primeira morte registada na região administrativa especial chinesa e a segunda fora da China continental.

- Morre, aos 95 anos, Daniel Toroitich arap Moi, antigo Presidente do Quénia (1978-2002).

- Morre, aos 97 anos, Manuel Machado Sá Marques, médico e antifascista, antigo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

- Morre, aos 22 anos, em Kampala, Abadi Hadis, atleta etíope, medalha de bronze no Mundial de corta-mato de 2017 e um de apenas cinco na história do atletismo que conseguiram correr três distâncias abaixo dos tempos de referência (5.000 metros abaixo de 13 minutos, os 10.000 abaixo de 27 e a meia-maratona abaixo de 59).

2022 - A China e a Rússia denunciam, numa declaração conjunta divulgada no âmbito da reunião dos Presidentes chinês, Xi Jinping, e russo, Vladimir Putin, que se deslocou a Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, a influência dos Estados Unidos e o papel das alianças militares ocidentais na Europa e na Ásia como desestabilizadores. No documento, os dois países afirmam-se "contrários a qualquer futuro alargamento da NATO" e denunciam a "influência negativa da estratégia (para o) Indo-Pacífico dos EUA sobre a paz e a estabilidade na região". A China e a Rússia manifestam-se ainda preocupados com a aliança militar dos EUA com o Reino Unido e a Austrália (conhecida por AUKUS), estabelecida em 2020.

Pensamento do dia

Contra o cancro todos contam LPCC

Este é o trigésimo quinto dia do ano. Faltam 330 dias para o termo de 2023.