Madeira

ISAL promoveu aula aberta com Edward McMullan

None

O Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) promoveu esta sexta-feira, pelas 19 horas, uma aula aberta subordinada ao tema Creativity and Entrepreneurial Performance, ministrada por Edward McMullan sob a moderação de Luiz Tadeu Machado, professor adjunto convidado no ISAL.

A abertura da sessão esteve a cargo da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, que destacou o papel que a criatividade e o empreendedorismo desempenham na sociedade contemporânea. O tema da sessão invoca a obra de Edward McMullan, 'Creativity and Entrepreneurial Performance', publicada em 2015 pela Elsevier, editora especializada em conteúdo científico.

Edward McMullan é um investigador doutorado em Criatividade pela University of British Columbia, com vasta experiência na docência de Empreendedorismo e Criatividade, tendo lecionando desde 1976 na University of Calgary Haskayne School of Business, no Canadá. Autor de quase uma centena de artigos na área do empreendedorismo, McMullan tem vindo a desenvolver nos últimos cinquenta anos uma extensa investigação que incide sobre a relação entre criatividade, inovação e empreendedorismo.

Ao longo da sessão, Edward McMullan destacou o reconhecimento que a criatividade foi conquistando ao longo do tempo, considerando que “há cinquenta anos, apenas 5% dos docentes consideravam que a criatividade era um factor importante”. Por esse motivo, a investigação que McMullan desenvolveu foi pioneira, partindo do pressuposto de que os empreendedores são pessoas criativas e que, portanto, a criatividade é um pré-requisito indispensável do empreendedorismo.  

O investigador sublinhou que a formação na área das ciências e da tecnologia, bem como o cultivo de uma cultura empreendedora, que estimula a criatividade e a abertura a novas experiências, são aspectos determinantes para o sucesso de um empreendedor.  

Esta aula aberta enquadra-se num conjunto de iniciativas que o ISAL tem vindo a desenvolver com o intuito de partilhar conhecimento científico com a comunidade local.