Mundo

Homem declara-se culpado de traição após tentar matar Rainha

None

Um homem que invadiu armado no dia de Natal de 2021 o Castelo de Windsor e ameaçou matar a então Rainha Isabel II declarou-se hoje culpado de três acusações, incluindo traição.

A sentença será conhecida em 31 de março no tribunal criminal central de Londres, onde compareceu hoje, e será a primeira condenação por traição no Reino Unido desde 1981.

O acusado apareceu em tribunal por videoconferência, uma vez que se encontra actualmente no hospital, relatou a BBC.

"Estou aqui para matar a Rainha", disse o agressor, Jaswant Singh Chail, ao polícia que o intercetou perto dos Apartamentos Reais armado com uma besta. 

Elizabeth II encontrava-se no interior do edifício, para onde se mudou durante a pandemia covid-19, mas não chegou a ver o atacante.

Chail, 21 anos, também admitiu às autoridades fazer as ameaças e estar na posse da arma, que estava carregada e preparada para disparar. 

O acusado atravessou o perímetro do castelo usando uma corda e foi visto por um guarda que, no contacto inicial, lhe perguntou se o podia "ajudar". 

Foi então que Chail proclamou a sua tentativa de regicídio, que repetiu ajoelhando-se com as mãos na cabeça, sem resistir.

A Rainha Isabel II morreu de causas naturais em 08 de setembro de 2022 aos 96 anos de idade no Castelo de Balmoral, na Escócia, mas encontra-se  sepultada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.