Madeira

PS terá “perda substancial” do eleitorado moderado por causa do pacote da habitação

Albuquerque considera que medida do PS de António Costa “dá uma ideia de radicalização da sociedade”

None

“Este último pacote (Habitação) do PS é um pacote que vai fazer com que grande parte do eleitorado moderado, que habitualmente votava no PS, deixe de votar”. A opinião é do presidente do Governo Regional, instado a comentar a sondagem nacional realizada pelo CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público, onde mais de metade dos inquiridos (52 %) faz uma avaliação negativa do Governo.

Para Miguel Albuquerque “esta ideia de intervir na propriedade privada para obrigar os proprietários coercivamente a disponibilizar aquilo que são as suas propriedades para arrendamento ou para a colocação no mercado”, agravada da intervenção em sectores como o Alojamento Local, “dá uma imagem do PS que não era habitual. Uma imagem do PS estar colado aos sectores mais radicais à esquerda da nossa sociedade e o princípio de exercício coercivo sobre a propriedade privada, do meu ponto de vista, vai levar a que o PS tenha uma perda substancial junto desse eleitorado moderado”, disse.

Lembrou que este é o quarto programa de Habitação sob a liderança de António Costa, para manifestar estranheza que os programas anteriores não tenham sido escortinados, “não se fez nenhum balanço”, embora conclua que estes “foram três falhanços monumentais”, para antever que este programa agora apresentado faz antecipar o mesmo resultado.

Outro erro, na opinião do líder madeirense, será a agilização do programa de intenções já anunciado, porque vai obrigar o Estado “a um exercício monumental” de avaliação e execução dos objectivos pretendidos, mas pior ainda, sublinhou, foi “apresentar um programa de habitação não levando em linha de conta as realidades regionais e as realidades municipais, quando o próprio PRR consubstancia fundos para a habitação ser desenvolvida através das Autarquias”.