Mundo

Lula visita hoje região de São Paulo afectada por chuvas e deslizamentos de terras

None
Foto André Borges/EPA

O Presidente brasileiro anunciou que visitará hoje a região de São Paulo, onde as fortes chuvas e os deslizamentos de terras provocaram pelo menos 36 mortes e obrigaram diversas cidades a cancelarem as festividades de carnaval.

"Amanhã [hoje] irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia", escreveu na noite de domingo Lula da Silva, na sua conta oficial no Twitter, acrescentando que falou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, com o governador de São Paulo e com o prefeito, após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião.

Na sequência destes acontecimentos, as cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga, algumas das mais atingidas e agora em estado de calamidade, cancelaram as festividades de carnaval, enquanto as equipas de resgate trabalham para encontrar desaparecidos nos escombros que resultaram dos desabamentos de casas.

Segundo as autoridades, as inundações e deslizamentos de terra mataram pelo menos 36 pessoas no estado de São Paulo, no norte do Brasil, mas o número de mortes pode aumentar.

O governo do estado de São Paulo precisou, em comunicado, que 35 pessoas morreram na cidade de São Sebastião e uma menina de sete anos perdeu a vida na vizinha Ubatuba.

"As nossas equipas de resgate não estão a conseguir chegar a vários locais. É uma situação caótica", disse Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião.

Mais tarde, acrescentou que há dezenas de pessoas desaparecidas e que 50 casas desabaram na cidade devido aos deslizamentos de terra.

O responsável publicou nas redes sociais vários vídeos que mostram a destruição na sua cidade, incluindo um de um bebé a ser resgatado por moradores numa rua inundada.

De acordo com o governo do estado de São Paulo, a precipitação na região ultrapassou 600 milímetros num dia, um dos maiores valores já registados no Brasil num período tão curto.

Só em Bertioga, a precipitação atingiu os 687 milímetros num dia, segundo o governo do estado.

O governador Tarcísio de Freitas anunciou em comunicado que pediu apoio ao Exército, que enviou dois aviões e equipas de resgate para a região.

Imagens de televisão mostraram casas inundadas com apenas o telhado visível. Os moradores estão a usar pequenos barcos para transportar bens e pessoas para posições mais altas. Uma estrada que liga o Rio de Janeiro à cidade portuária de Santos foi bloqueada por deslizamentos de terra e inundações.

O litoral norte do estado de São Paulo é um destino frequente de carnaval para turistas ricos, que preferem ficar longe das grandes festas de rua nas grandes cidades.