Madeira

Burocracia e falta de reconhecimento de habilitações preocupam imigrantes ouvidos pelo PSD

Foto PSD
Foto PSD

A burocracia na gestão dos processos e a falta de reconhecimento das habilitações académicas foram duas das questões mais focadas no encontro de trabalho que teve lugar, na pasdada sexta-feira, na sede do PSD Machico, no âmbito da auscultação que está a ser desenvolvida pela iniciativa ‘Compromisso 2030’, o projecto que prepara o programa social-democrata para as eleições regionais deste ano.

Uma nota do PSD informa que nesta reunião dedicada à temática das Comunidades Madeirenses e Imigração participaram alguns representantes das comunidades imigrantes e lusodescendente na Região. “Foi unânime a necessidade de ultrapassar, designadamente em áreas onde existe falta de recursos, a falta de reconhecimento das habilitações, sugerindo-se, inclusive, a aplicação de exames que incidissem mais na prática e experiência do que na teoria, de modo a confirmar a aptidão para o exercício das funções”, lê-se na referida nota de imprensa, divulgada esta tarde. Para minimizar a burocracia, foi sugerido o reforço da formação e da maior sensibilização dos funcionários públicos que interagem na área da integração das comunidades imigrantes.

Segundo a coordenadora da área das Comunidades Madeirenses e Imigração no projecto ‘Compromisso 2030’, Ana Bracamonte, houve também espaço para abordar a importância de se continuar a combater o preconceito e a discriminação destas comunidades. “Em várias matérias e, também aqui, a Madeira tem sido exemplo de integração social, num trabalho que, aliás, tem sido muito positivo ao nível das Escolas e junto dos mais jovens”, salientou a coordenadora, reforçando a necessidade de “manter esta estratégia para o futuro, tanto mais quando se sabe que, do ponto de vista do mercado laboral, estes fluxos de imigração podem vir a aumentar”.