5 Sentidos

Museu de História Natural abre-se à sociedade com série de conferências

None

Paleontologia dos fósseis marinhos, espécies de caranguejos e ouriços, na região biogeográfica da Macaronésia foram os temas em destaque na primeira conferência de um ciclo promovido pelo Museu de História Natural do Funchal. 

As três palestra resultaram do trabalho de três investigadores oriundos do arquipélago dos Açores. Foi com a presença da vereadora Helena Leal, que detém o pelouro da Ciência, que se iniciou, ontem, este ciclo que visa não só a divulgação do conhecimento científico, mas também a abertura deste espaço à sociedade, com mais informação e partilha do conhecimento científico.

Sérgio Ávila debruçou-se sobre ‘As Jazidas Fósseis de Santa Maria’- a mais antiga das ilhas do arquipélago Açoriano, seguindo-se Cátia Alves sobre as ‘Espécies de Caranguejos na Macaronésia’ e como estes podem colonizar as suas ilhas e, por último, Patrícia Madeira com o tema ‘Ouriços do Mar nas Ilhas do Atlântico´ que focou-se na biodiversidade deste grupo faunístico nos arquipélagos dos Açores, quer no presente quer no seu registo fóssil.

O Museu de História Natural do Funchal conta com um espólio de mais de 200.000  exemplares avaliado acima dos  5 milhões de euros.