Artigos

“Por dentro da Política”

Manuel Filipe Correia de Jesus iniciou o seu percurso político em 1980

“Por dentro da Política” é o título do mais recente livro de Manuel Filipe Correia de Jesus que, com muita generosidade, me confiou a apresentação da sua obra aqui na Madeira, na Escola Secundária Francisco Franco. Foi para mim um enorme privilégio, uma honra e um gosto. Um momento que vivi intensamente, com um sentimento muito especial e com particular emoção, também porque recordei a relação de profunda amizade que o meu pai mantinha com o autor. Procurei cumprir a minha missão da melhor forma, sem esconder a amizade e a admiração que tenho pelo percurso pessoal, académico, profissional e político do autor que me inspirou e que me inspira. Não escondo que, apesar dos serviços que, na vida política, tive de prestar ao meu partido, não tenciono desviar-me daquele percurso que sempre me inspirou.

O livro, para além do importante enquadramento histórico, das vivências e do pensamento político do autor, tem uma dimensão ética e axiológica profunda e absolutamente marcante, sendo evidente a coerência de princípios e de valores em todos os momentos, também nos registos do autor depois de ter deixado a política formal ativa, porque, como refere, “a coerência não é aposentável”.

Manuel Filipe Correia de Jesus iniciou o seu percurso político em 1980, quando, já com uma destacada vida académica e profissional, acaba por aceitar o desafio que lhe é lançado para servir o país, colaborando, durante dois anos, no processo de revisão constitucional. Esse processo ficou concluído em 1982, mas o percurso político do autor - impulsionado por Alberto João Jardim, a quem sempre dedicou uma lealdade absoluta, representando-o inclusivamente, desde a liderança de Francisco Sá Carneiro, nas reuniões da Comissão Política Nacional do PSD - não termina nesse ano e acaba por continuar na Assembleia da República, onde permaneceu até 2015. Deve dizer-se que fez parte de uma representação parlamentar de excelência que prestou relevantes serviços à Madeira e ao país. O livro mostra muito isso, as dinâmicas parlamentares e a importância da intervenção dos Deputados da Madeira na defesa dos interesses da região.

O percurso do autor na Assembleia da República só foi interrompido pelos compromissos superiores que assumiu nos Governos de Aníbal Cavaco Silva, primeiro como Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e, depois, como Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, passando cinco anos no Palácio das Necessidades. Ter-me-ei referido a Manuel Filipe Correia de Jesus, aquando da apresentação do seu livro, como “Ministro”, talvez porque o meu subconsciente insiste em fazer a justiça que a política real não cumpriu. Todos sabemos que mereceu ocupar esse cargo.

Com uma capa sublime, desenhada pela Sara Leal, neta do autor, “Por dentro da Política” é uma obra obrigatória para políticos, mas é, também, acima de tudo, uma obra fundamental de educação e responsabilidade cívica que nos proporciona “pistas muito interessantes de reflexão” profunda.