Madeira

Startup Madeira assina acordo de cooperação com Cabo Verde

None

Foi com o objectivo de contribuir para a profunda transformação que marca as economias da Madeira e de Cabo Verde que a Startup Madeira assinou, hoje, um acordo de cooperação com a Cabo Verde Digital. No entender de Rui Barreto, essa cooperação será muito proveitosa para o futuro das duas regiões.  

No decorrer da cerimónia de assinatura do referido protocolo, o secretário regional da Economia afirmou que “nós temos muito a ganhar com Cabo Verde e esperamos que Cabo Verde tenha também muito a ganhar com a Região Autónoma da Madeira, não só no comércio, que é muito importante, mas também em parcerias que possam ser estabelecidas a todos os níveis, como o ensino, na Universidade, em projectos na área da tecnologia”, entre muitas outras.

Rui Barreto, que começou por realçar a vantagem de ambos os arquipélagos partilharem a mesma língua, com grande potencial de desenvolvimento e cooperação, disse também que existem hoje tecnologias que permitem garantir que os dois territórios sejam mais eficientes e menos dependentes do exterior, aumentando, por exemplo, a autonomia energética e a criação de valor.

O governante revelou, também, esperar que “possam partilhar o melhor que sabemos uns dos outros, porque uma das coisas que nos mostrou a pandemia covid, foi que temos muito a ganhar com a partilha da informação, o que valoriza os povos, e nós temos boas e fortes relações com Cabo Verde. Depois, percebemos também que precisamos encurtar as cadeias de abastecimento e valorizar mais aquilo que é nosso ou que está mais perto de nós, além do desenvolvimento de projectos conjuntos”.

Presente nesta cerimónia esteve também o secretário de Estado da Economia e Transição Digital de Cabo Verde, Pedro Alves, que começou por realçar o acolhimento que tem tido nesta viagem à Madeira, disse que é importante que a proximidade que existe, seja cultural ou geográfica, deve concretizar-se em benefícios para as populações.

Pedro Alves aproveitou ainda a ocasião para lançar um repto para que as equipas, que agora formalizaram este Acordo de Entendimento, possam, no próximo ano, em Cabo Verde, apresentar as concretizações no âmbito destas relações de cooperação e parceria, para que não fique apenas no papel e esteja a favor das empresas e das duas regiões.