Fact Check Madeira

Por que razão ainda não avançou a construção do parque de estacionamento no Hospital dos Marmeleiros?

Há mais de dez anos que está identificada a necessidade de construção da infra-estrutura

A edificação de um estacionamento à frente do Hospital dos Marmeleiros ainda não avançou por falta de projecto.
None

A construção de um parque de estacionamento junto ao Hospital dos Marmeleiros é uma ideia/intenção com mais de dez anos. O projecto deverá dar resposta a duas necessidades: estabilidade infra-estrutural do aterro e do hospital; disponibilização de lugares. Então por que nunca avançou?

Uma análise ao que tem sido feito e dito rapidamente permite concluir que a obra ainda não passou do papel por opção política dos vários governos, que não têm reservado o dinheiro necessário para a obra. A não concretização do projecto nunca se deveu à falta de projecto.

Vejamos os desenvolvimentos dos últimos anos.

Em Abril de 2021, Pedro Calado, então vice-presidente do Governo Regional, e Pedro Fino, secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, fizeram uma vista à obra de requalificação do Hospital do Marmeleiros e anunciaram a construção do parque de estacionamento.

Na ocasião, Pedro Calado disse que o projecto vem colmatar "uma lacuna na Freguesia do Monte, a falta de estacionamento e de acesso ao hospital”, e que será “uma obra que servirá toda a população".

Como, à data explicámos, está em causa num parque de estacionamento com uma área de construção de 3.600 metros quadrados, desenvolvido em três pisos abertos, com mais de 140 lugares de estacionamento, duas entradas, acesso ao hospital por elevador ou escadas e um jardim na zona superior, “uma zona de lazer, que permitirá a todos os utentes do hospital circularem.”

Pedro Calado disse também que a obra representava um investimento de cinco milhões de euros, com o concurso público a ser lançado no início de 2022, o que não aconteceu.

O então vice-presidente também revelou que o projecto da obra é da autoria da própria Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas. E acrescentava: “Se tudo correr bem, iniciaremos a obra até ao final do primeiro semestre de 2022.”

Em Outubro de 2021, ao DIÁRIO, a propósito do início da prospeção geotécnica do terreno destinado à implantação do parque, a Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas reafirmava o objectivo de iniciar a obra até ao final do primeiro semestre do ano passado.

Agora, última quinta-feira, sete meses depois do prazo estimado para o início da obra, o presidente do Governo Regional veio dizer que estava a ser equacionado o alargamento do parque, como se essa fosse a razão de a obra não ter avançado. “Estamos a equacionar, ou seja, não é dizer que vamos decidir. Mas, estamos a pensar em, eventualmente, aumentar o estacionamento e garantir o suporte da zona Sul do Hospital, que é uma área que tem alguma possibilidade de deslocamento de terras. No entanto, neste momento, ainda não temos o projecto, vamos pensar e depois enquadrar essa obra no próximo quadro comunitário de apoio.”

De facto, a questão é do financiamento e das opções políticas do gasto do dinheiro e não um problema de projecto, até porque, sendo um trabalho da Secretaria das Infraestruturas e já estando a prospecção geotécnica realizada, fácil e rapidamente o projecto pode ser alterado.

Uma consulta aos orçamentos e planos de investimentos da Região também permite verificar que a obra não foi orçamentada, pelo menos explicitamente. Apenas há uma referência (PIDDAR 2022), quando é aborda a reabilitação do edifício do hospital: "A SREI, através da Direcção Regional de Equipamento Social e Conservação, dará continuidade aos seguintes projectos: (...) Remodelação e Beneficiação de Infra-estruturas Hospitalares - visa a intervenção de reabilitação dos interiores do Hospital dos Marmeleiros e ainda a construção de um parque de estacionamento."

Com base na análise feita, é falso que o estacionamento dos Marmeleiros não esteja em obra devido à falta de projecto.