Fact Check Madeira

Em ano de eleições aparece dinheiro para tudo?

Em ano de eleições, as entidades públicas gastam mais dinheiro do que nos outros anos.
None

Na última quinta-feira, os secretários regionais da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, foram à Ribeira Brava anunciar obras de 25 milhões de euros, na construção de açudes para contenção de materiais sólidos, nas ribeiras da Ameixeeira e da Rocha.

Entre os muitos comentários, que a iniciativa espoletou, no Facebook, Emanuel Aguiar disse que, em “ano de eleições aparece dinheiro para tudo”. Mas será que em ano de eleições é gasto mais dinheiro do que nos anos sem eleições?

Para tentar perceber as tendências de gastos, das entidades públicas, na Região, vejamos o que aconteceu nos últimos dez anos.

Houve eleições autárquicas nos anos de 2013, 2017 e 2021 e regionais em 2015 e 2019.

Nos anos em que houve eleições autárquicas, o valor global das contratações públicas reveladas nesses anos foi superior aos anos que os precederam.

Nos anos em que foram realizadas eleições regionais já não podemos dizer o mesmo. Em 2015, o gasto foi superior ao de 2014. Mas, em 2019, isso já não aconteceu. Neste ano, a despesa revelada foi inferior à de 2018.

O que, muitas vezes, acontece é que, em ano eleitoral, há os anúncios de obras e outros investimentos, que se vão tornar em despesa, não nesses anos, mas nos subsequentes. Isto poderá indiciar que as obras são usadas com fins eleitorais, nos momentos do respectivo anúncio e quando ficam prontas, mas não representando necessariamente um aumento de despesa nos anos dos sufrágios.

A título meramente indicativo, pois trata-se de uma recolha estatística bruta, sem distinção de território e sem pesquisa de outras palavras, podemos verificar que a palavra 'inauguração' e a expressão 'visita às obras', no DIÁRIO e no JM, tendem a aparecer mais em notícias, em anos de eleições do que nos demais.

Assim, não é possível confirmar que em ano de eleições há dinheiro para tudo, mas também não se pode dizer que a percepção do leitor não corresponda à verdade. Por isso, dizer que, em “ano de eleições, aparece dinheiro para tudo”, é uma afirmação imprecisa.