DNOTICIAS.PT
Madeira

Obra da Central Hidroelétrica da Serra de Água com execução superior a 50%

None

"A remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água é uma referência nacional do Plano de Recuperação e Resiliência". A afirmação é do secretário regional de Equipamentos e infra-estruturas, Pedro Fino, que este manhã visitou a intervenção orçada em 15 milhões de euros.

Na ocasião o governante destacou a rápida evolução da empreitada da Empresa de Eletricidade da Madeira que foi iniciada em Outubro de 2022. Pedro Fino lembrou a importância do equipamento para a transição energética com a produção de energia renovável através de fonte hídrica. 

A remodelação da Central da Serra de Água insere-se no projecto regional 'Aumento da capacidade de produção de energia com base na fonte hídrica', estando classificada na categoria da Transição Climática. A intervenção representa "o maior investimento regional do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)". 

Pedro Fino aponta que a empreitada "decorre a bom ritmo, apresentando uma execução financeira de cerca de 7.8 milhões de euros (cerca de 50,7% do valor global da empreitada, até Outubro de 2023)". A conclusão do investimento está prevista para o primeiro semestre de 2024.

A infra-estrutura irá permitir um aumento da potência instalada de 5,2 MW para cerca de 10,8 MW, conferindo-lhe uma maior capacidade de resposta na regulação do sistema elétrico e um aumento na eficiência da gestão hídrica, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente através da descarbonização da produção de energia eléctrica.

Energia renovável poderá chegar aos 70% no Porto Santo

Secretário de Estado do Planeamento visitou a Central Hidroelétrica da Serra de Água, que está a ser remodelada