DNOTICIAS.PT
Madeira

Semana Cultural na freguesia da Ilha arrancou neste domingo

None Ver Galeria

‘Cultura e Artes – amador e profissional, a distância que os une’ é o tema central da XXIX Semana Cultural da Ilha, evento organizado pela Casa do Povo Local e que teve início hoje. Além da abertura oficial do evento, houve um ‘pitch’ a duas vozes, e as actuações do Grupo de Poesia da Casa do Povo de São Gonçalo e dos Triova Voices.

Na abertura do evento marcaram presença a secretária regional da Inclusão e Juventude, a vereadora da Câmara Municipal de Santana com o pelouro da cultura, o presidente da Junta de Freguesia da Ilha e a presidente da Casa do Povo da Ilha, além de outras individualidades.

A secretária regional Ana Sousa realçou que, “ao longo dos anos, a Casa do Povo da Ilha tem desenvolvido projectos congregadores para os diversos estractos etários locais, promovendo a inclusão, proporcionando oportunidades e afirmando as potencialidades desta localidade do norte da Madeira”. Elogiou o trabalho em rede que carateriza as casas do povo e sublinhou que “só trabalhando unidos nos mesmos objectivos” será possível levar mais longe a missão de apoio à população regional. “Para além da vertente cultural, esta Casa do Povo promove uma importante resposta social da inclusão da população idosa e no combate ao isolamento dos utentes, nomeadamente através da valência Centro de Convívio, criado em 2008”, realçou, evocando ainda o contributo da mesma instituição na divulgação das tradições e do trabalho dos artesãos locais e dos artistas regionais. “A diversidade cultural e artística patente nesta Semana Cultural, com performances musicais, teatro, moda, debates, revela bem a capacidade de trabalho desta comunidade e o orgulho que tem na nossa terra”, completou.

Semana Cultural da Ilha prolonga-se até 3 de Dezembro. O evento prossegue amanhã, pelas 19h00, com a apresentação dos cadernos ‘Comeres de antigamente - Santana e Porto Moniz’, pela Direcção de Serviços da Ruralidade. Haverá ainda uma palestra sobre “Gastronomia com identidade”, com apresentação do projecto “Mais Madeira à mesa” com a engenheira Zita Vasconcelos (Direcção de Agriocultura) e André Gonçalves (Hotel Socalco). A animação vai estar a cargo do grupo ‘Lírios do Norte’ e haverá uma degustação de paladares.

A Semana será transmitida em directo através do canal naminhaterra.com e na página de Facebook da Casa do Povo da Ilha.

A iniciativa conta com os apoios da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Paróquia da Ilha e Associação de Compartes Ilha Autêntica. O evento é cofinanciado pelo PRODERAM através da ADRAMA.