DNOTICIAS.PT
Madeira

"Neste momento temos alguma falta de bombeiros"

Bombeiros Voluntários Madeirenses celebram hoje 97 anos

None
Fotos AF

Os Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) celebram esta sexta-feira, 24 de Novembro, 97 anos de existência.  Ao DIÁRIO, Felicíssimo Figueira, bombeiro na corporação há 29 anos, aponta que existem falta de bombeiros, assim como Eliane Rodrigues, voluntária há seis anos, que confessa que existem poucas mulheres na profissão. 

Na ocasião, Felicíssimo Figueira acrescenta que o desejo para 2024 é que os BVM sejam equiparados aos Bombeiros Sapadores: "Temos todos a mesma formação, toda a gente tem os mesmos cursos, trabalhamos todos para o mesmo fim. Acho que devíamos ser valorizados", disse. 

Eliane Rodrigues, enfermeira de profissão e voluntária nos BVM, é também a primeira mulher a fazer parte da equipa de mergulho. "Eu ingressei a equipa de mergulho há quatro anos, na altura não havia mulheres, fui a primeira a ingressar essa área e agora em 2023 tornei-me a primeira mulher com o curso de mergulho profissional na área de protecção civil", explicou. 

Sobre o facto de existirem poucas mulheres na profissão, Eliane esclarece que não se deve à falta de capacidade, mas porque "ainda não descobriram esta vocação". 

Na cerimónia, que decorre no quartel dos BVM e onde estão presentes várias entidades, foram entregues medalhas de assiduidade e feitas condecorações. 

Foi igualmente entregue uma bandeira do Canadá ao segundo comandante dos BVM, Rui Jesus, e o chefe da equipa de resgate em montanha, António Francisco, que também recebeu um louvor.

Recorde-se que cinco elementos dos BVM estiveram este ano numa missão internacional, a apoiar no combate aos grandes incêndios no Canadá.

Bombeiros madeirenses ajudam a combater incêndios no Canadá

Esta é a primeira equipa a integrar uma missão operacional internacional, integrada no Mecanismo Europeu de Protecção Civil

Andreína Ferreira , 08 Junho 2023 - 16:59