DNOTICIAS.PT
Madeira

Navio ‘suspeito’ aguardou auxílio durante semanas ao largo da Madeira em 2009

Consulte a edição de 21 de Novembro de 2009 neste ‘Canal Memória’

None

Um navio em precário estado de conservação não foi autorizado a atracar na Madeira, em 2009, aguardando ao largo por auxílio. Chegou a 9 de Novembro e a 27 ainda estava ao largo.

O ‘Newhope’ foi identificado como sendo um navio de bandeira negra, registado no Togo, não sendo o registo reconhecido pela União Europeia. A chegada à Madeira terá tido origem num problema a bordo, nomeadamente com um dos tripulantes, que precisava de assistência médica. Um bote do SANAS aproximou-se da embarcação, resgatou o ferido, que recebeu tratamento hospitalar, e depois regressou ao navio.

O comandante alegava não ter combustível suficiente para completar a travessia entre o Brasil e a Índia, indicando ainda que não transportava qualquer tipo de carga. O combustível também não era suficiente para rumar a Canárias ou Marrocos.

Na verdade, pela falta de registos fidedignos, ninguém se queria responsabilizar pela atracagem do navio. Além disso, as autoridades madeirenses estavam desconfiadas das razões invocadas, uma vez que uma viagem daquela dimensão, entre o Brasil e a Índia, não podia ser tão mal planeada que logo na Madeira faltassem mantimentos.