DNOTICIAS.PT
Madeira

Exercício militar vai testar capacidade de abordagem a navio suspeito nos Socorridos

Conheça a agenda de eventos desta segunda-feira, Dia Mundial da Generosidade

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

O Comando Operacional da Madeira realiza, a partir de hoje e até sexta-feira, o exercício militar conjunto ‘Zarco 23’, que envolve forças e meios da Marinha, Exército e Força Aérea e terá como principal palco a zona dos Socorridos. Uma simulação de abordagem por forças anfíbias e terrestres e assalto a um navio suspeito, que terá lugar na quinta-feira, será o ponto alto desta actividade operacional, inserida no plano anual de exercícios conjuntos do Estado-Maior General das Forças Armadas.

O exercício pretende promover o treino operacional conjunto dos três ramos das Forças Armadas, de forma integrada e convergente, para testar os planos e as acções relativas à defesa militar do arquipélago da Madeira, no âmbito do combate a agressões ou ameaças transnacionais, actos de força ou insurreição que ponham em causa a soberania, a independência, a integridade territorial ou a ordem constitucional democrática.

A missão mais complexa está programada para o dia 16 e consiste na abordagem por forças anfíbias e terrestres e assalto a um navio suspeito. Vai fazer com que simultaneamente as forças do Batalhão sejam projectadas por via marítima para terra, com a finalidade de reforçar o perímetro de seguranças às instalações, enquanto um helicóptero EH-101, retira um militar ferido do meio naval, recentemente abordado.

A missão termina com o apoio aéreo de dois caças F-16, vindos da base de Monte Real, vão simular vários ataques a alvos nas proximidades para protecção das forças no terreno. Os sistemas aéreos não tripulados (drones) do Comando Operacional da Madeira acompanham esta missão fornecendo imagens para apoio às operações e também à decisão.

Este exercício preparado pelo Comando Operacional da Madeira visa exercitar e testar diversas acções, como o planeamento conjunto com os diversos agentes de Protecção Civil da Madeira e outras instituições e organizações.

OUTROS EVENTOS NA AGENDA DESTE DIA:

09h00 - Abertura do seminário “Educação Sexual: Prevenção, Protecção e Promoção de Direitos - (In)formar para uma sexualidade saudável”, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, com a presença do secretário regional Jorge Carvalho.

14h30 – Abertura do Seminário "Mobilidade Eléctrica e Sustentável”, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, com presença da secretária regional Rafaela Fernandes.

16h00- Abertura da segunda loja da 'Reparadora do Bairro', na Rua Maria Aurora Carvalho Homem, em São Martinho, com presença do presidente do Governo, Miguel Albuquerque.

16h00 - Reunião da 4.ª Comissão Especializada Permanente de Habitação, Energia e Infraestruturas na Assembleia Legislativa da Madeira.

17h30- Inauguração da XVI Exposição Solidária Cartazes, com a presença da vereadora da CMF Helena Leal, no centro comercial La Vie.

18h00- Palestra “Vamos falar sobre o cancro da próstata”, no auditório do Colégio dos Jesuítas (Universidade da Madeira.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DESTE DIA NA HISTÓRIA:

1460 - Morre, com 66 anos, o infante D. Henrique.

1850 - Nasce, em Edimburgo, o escritor Robert Louis Stevenson, autor de "A Ilha do Tesouro" e "O Estranho Caso Dr. Jekyll e do Sr. Hyde".

1868 - Morre, com 76 anos, o compositor italiano Gioacchino Rossini, autor de "O Barbeiro de Sevilha" e "Guilherme Tell".

1940 - Estreia-se, em Nova Iorque, o filme "Fantasia", clássico da animação de Walt Disney.

1961 - A Comissão de Tutela da ONU condena a política colonial portuguesa.

1963 - Em jogo a contar para os oitavos de final da Taças das Taças, o Sporting recebe e vence o Apoel Nicósia por impressionantes 16-1, que constituem recorde das competições organizadas pela UEFA. Mascarenhas é um dos destaques ao apontar 6 golos. Na segunda mão, no Chipre, os leões vencem por 2-0.

1966 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a aliança entre os Governos de Portugal, Rodésia e África do Sul.

1972 - O Comité de Descolonização da ONU reconhece os movimentos de libertação de Angola, Moçambique e Guiné legítimos representantes dos seus povos.

1974 - Morre, em Paris, aos 72 anos, o cineasta italiano Vittorio de Sica, realizador de "Ladrões de Bicicleta".

- Yasser Arafat, líder da OLP, defende, na Assembleia Geral da ONU, a criação de um estado palestiniano congregando cristãos, muçulmanos e judeus.

1975 - A Organização Mundial de Saúde anuncia que o continente asiático se encontra livre da varíola.

1982 - Abre o Memorial aos mortos no Vietname, em Washington DC.

1983 - Portugal qualifica-se pela 1.º vez para o Europeu de futebol.

1984 - O Governo da Polónia declara ilegais os grupos para a defesa dos direitos humanos formados no país.

1985 - A erupção do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, inativo há 400 anos, soterra três cidades da região. Morrem 70 mil pessoas.

1994 - Os suecos aprovam, em referendo, a adesão à União Europeia.

2001 - Guerra do Afeganistão. Tomada de Cabul e de Herat pelas forças da Aliança do Norte.

2002 - O Prestige, petroleiro com pavilhão das Bahamas, carregado com 77 mil toneladas de combustível, encalha a 28 milhas a oeste do cabo Finisterra, na Galiza.

2003 - O Governo português anuncia a venda de cerca de 11 mil milhões de euros de créditos vencidos do Estado e da Segurança Social a uma instituição financeira.

2005 - Violência nos bairros suburbanos da Bélgica. Durante a madrugada são detidas 50 pessoas e incendiadas várias dezenas de viaturas em diferentes cidades do país.

2006 - A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, apresenta na reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude e Cultura, em Bruxelas, a candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012, dia em que são anunciadas as vencedoras para 2010.

- A União Europeia afirma em comunicado que não reconhece o "referendo" sobre a independência da Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia, nem os seus resultados.

- As estações do Metro do Porto, Biblioteca e Centro de Artes de Sines vencem o Grande Prémio Enor 2006, atribuído em Vigo aos arquitetos portugueses Souto Moura e Aires Mateus.

2007 - A empresa estatal de eletricidade da África do Sul Eskom assina contratos no montante de 33 mil milhões de randes (3,4 mil milhões de euros) com duas multinacionais para a construção da maior central geradora de eletricidade por queima de carvão do mundo.

2009 - Caso Freeport. As autoridades inglesas arquivam a investigação por falta de provas que suportem a acusação de corrupção a Charles Smith, na adjudicação do complexo comercial de Alcochete.

2010 - A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi, é libertada pela junta militar.

2011 - A longa-metragem "Twilight Portrait", de Angelina Nikonova, conquista o Prémio de Melhor Filme do Lisbon & Estoril Film Festival 2011.

2013 - O Departamento Central de Investigação e Ação Penal arquiva o inquérito ao vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, a um outro arguido e a uma empresa de investimentos e telecomunicações.

- Um tribunal galego determina não haver responsabilidade penal imputável pelo acidente do Prestige, em Espanha, atribui a um falhanço estrutural cuja origem "ninguém sabe precisar", absolvendo os três arguidos acusados no processo.

- O FMI divulga a avaliação à oitava e nona revisões do Programa de Assistência Económica e Financeira. O líder da missão do FMI para Portugal garante que não foi discutido qualquer plano B com o Governo em caso de novos chumbos do Tribunal Constitucional, mas que o Governo terá de encontrar alternativas.

2014 - A Polícia Judiciária detém 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos 'gold'. O diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, é um dos detidos.

- O Governo aprova o processo de privatização da TAP, pela alienação de ações representativas de até 66% do capital social da TAP SGPS.

- Morre, com 97 anos, o poeta brasileiro Manoel de Barros.

2015 - Atentados em vários locais de Paris (no Estádio de França, nos restaurantes Petit Cambodge, La Belle Equipe e Le Comptoir Voltaire, nos bares Le Carillon e La Bonne Bière, e na sala de concertos Bataclan) fazem 129 mortos e cerca de 300 feridos. Os atentados são reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

- A Liga Nacional para a Democracia, o maior partido da oposição na Birmânia, liderado por Aung San Suu Kyi, conquista a maioria no parlamento, nas eleições realizadas no dia 08.

2017 - A União Europeia decide, por unanimidade, aplicar sanções à Venezuela, incluindo um embargo de armas e outro material "que possa ser usado para a repressão interna".

2018 - Michel Barnier, o negociador da UE para o "Brexit", anuncia acordo para a saída do Reino Unido a 29 de março de 2019. A União Europeia aprova.

2019 - Morre, aos 82 anos, Manuel Jorge Veloso, músico e compositor, um dos fundadores do Quarteto do Hot Club de Portugal.

2020 - O português Iuri Leitão conquista a medalha de bronze na prova de omnium dos Europeus de ciclismo de pista, o seu terceiro pódio em outras tantas participações em Plovdiv, Bulgária.

2021 - A 26.º Conferência do clima das Nações Unidas (COP26) que decorreu entre 1 e 13 em Glasgow, Reino Unido, adota formalmente a declaração final da COP26, com uma alteração de última hora proposta pela Índia que suaviza o apelo ao fim do uso de carvão.

PENSAMENTO DO DIA:

Há metafísica bastante em não pensar em nada Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.