DNOTICIAS.PT
Madeira

SESARAM promove palestra sobre Malária

None

O Serviço de Saúde da Região (SESARAM), através do Centro de Formação, realizou, hoje, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma acção sobre a Malária.

Conforme realçou Ana Paula Reis, directora do Serviço de Doenças Infecciosas e responsável pela organização da sessão de hoje, "esta iniciativa está integrada na formação dos profissionais de Saúde para a actualização de conhecimentos sobre as patologias infecciosas, concretamente no que se refere a 'guidelines' e novidades sobre diagnóstico e terapêuticas".

Esta acção sobre a Malária foi dirigida aos médicos do Serviço de Urgência e a todos os que lidam com a patologia clínica e infecciosa, assim como para os enfermeiros e farmacêuticos, tendo por formador o médico Jorge Atouguia, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e responsável pela Unidade de Doenças Infeciosas e Parasitárias no Hospital Egas Moniz.

Ana Paula Reis, citada em comunicado de imprensa, lembra que "os sintomas da Malária são muito semelhantes a outras doenças, sendo importante que os profissionais de saúde estejam sensibilizados para os factores de risco, sendo o principal sinal de alerta a proveniência do doente de um país onde a doença é endémica, tendo em conta que na Madeira não existe a possibilidade de infecção com o parasita da Malária, sendo os poucos casos que surgem na Região importados".

A directora do Serviço de Doenças Infecciosas salienta que, "perante uma suspeita, o diagnóstico é feito mediante análise de sangue, ressalvando que as pessoas que vão viajar para países onde a Malária é endémica devem, previamente, fazer a consulta do viajante, onde é dada toda a informação sobre os cuidados a ter e onde está também integrado o Centro de Vacinação Internacional".

A acção contou com a presença do presidente do conselho de administração do SESARAM, Herberto Jesus.