DNOTICIAS.PT
Madeira

Perovskita a nova era da energia solar

None

Cristina Teixeira tem 27 anos, é doutorada em Engenharia Química e investigadora em energia solar na Universidade Nova de Lisboa escolheu os desastres naturais e as alterações climáticas sentidas na Madeira como o temporal de 20 de Fevereiro para avisar as mudanças de paradigmas do uso de energia: “Se não querem que isto aconteça temos de agir já”.

“Uma mudança óbvia é deixa de usar energia de recursos fósseis”, aconselhou a co-inventora de uma patente e especialista em tecnologia fotovoltaica inovadora. A perovskita, um material que pode ser encontrado na natureza, mas que ainda não está no mercado.  

Comprometida com energia sustentável e soluções verdes, no  ‘Agora É que É!’ Revelou que a ‘Perovskita é a nova era da energia solar. A investigação desta tecnologia é baixo custo, eficiente e amigo do ambiente.

A trabalhar da Universidade Nova diz que vai para o laboratório para tentar soluções em células de perovskita e mostrou vários diagramas onde tentou provar a eficiência deste “material sustentável e uma solução verde”. As aplicações podem ser usadas nos comandos de tv ou outros como automóveis, alguns exemplos da sua flexibilidade.

“Eu aprendi que tu nunca es demasiado pequeno para fazeres a diferença”, lembrou a frase de Greta Thunberg.