DNOTICIAS.PT
Madeira

PSD garante que preservação da natureza e ambiente são prioritárias no próximo Programa de Governo

None

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, esta manhã, o trabalho da Região no âmbito da conservação e preservação do ambiente e do património natural, considerando ser esta uma das principais preocupações do Executivo Regional contempladas no próximo Programa do Governo.

Brício Araújo recordou que "o Governo Regional tem assegurado políticas importantes nesta matéria" e, fruto deste compromisso que já vem sido trabalhado e honrado desde há vários anos, a Madeira tem hoje "dois terços do território terrestre de área protegida e 89% do  nosso mar territorial faz parte também dessa área protegida, o que faz com que a Madeira tenha, em percentagem, uma das maiores áreas de protecção da Europa".

Desde 2015, que o Governo Regional tem aplicado a estratégia ‘Clima Madeira’, de modo a que seja possível responder, da melhor forma, aos desafios que são colocados e permitir um desenvolvimento e crescimento sustentável e resiliente.

Esta é uma estratégia que, segundo o parlamentar, "tem de ser atualizada e por isso, neste momento, existe um processo de revisão e atualização da estratégia Clima Madeira, de forma a que a Região possa permanentemente se adaptar às alterações climáticas".

O deputado reforça que, até ao momento, a Madeira tem-se destacado positivamente pelo trabalho desenvolvido nesta matéria, e que, actualmente, uma das suas principais preocupações é assegurar políticas de neutralidade carbónica.

"Historicamente, o desenvolvimento estava sempre associado a uma maior emissão de gases com efeito de estufa e a Madeira, neste momento, assegura importantes níveis de desenvolvimento e de crescimento, mas com redução de emissão de gases", reiterou Brício Araújo que destacou, ainda, o contributo que a Região continuará a dar, nesta Legislatura, ao país e à Europa nas metas europeias preconizadas até 2050.

A preservação ambiental da RAM é crucial para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida da população. Com esta premissa em mente, o Governo Regional manterá, de acordo com o Grupo Parlamentar do PSD, uma atenção redobrada nestas matérias, com a continua conservação da biodiversidade, gestão sustentável dos recursos naturais e mitigação das alterações climáticas, de forma a que a Madeira mantenha o seu ecossistema único e continue a promover um ambiente saudável para as próximas gerações.