DNOTICIAS.PT
Madeira

'Francisco Franco' assinala 134 anos com homenagem a professores e funcionários

Foto DR/Escola Secundária Francisco Franco/Facebook
Foto DR/Escola Secundária Francisco Franco/Facebook

A Escola Secundária de Francisco Franco, que assinala na segunda-feira os 134 anos da sua fundação, vai homenagear funcionários e professores e distinguir o mérito dos seus alunos. A iniciativa do Conselho Executivo começa pelas 10 horas, no âmbito da cerimónia evocativa do 'Dia da Escola', que decorre no Pavilhão.

"Na cerimónia, presidida pelo Diretor Regional de Educação, serão distinguidos três funcionários e cinco professores, que se aposentaram no último ano letivo, e 265 alunos que integram o quadro de mérito por terem alcançado classificações iguais ou superiores a 17 valores, durante a frequência do 10.º e 11.º anos (os 201 alunos de 12.º ano que integram o 'Quadro de Mérito' foram homenageados em Junho)", justifica.

Conta a organização que "na ocasião será, ainda, atribuído o Prémio 'Atitudes e Valores' que distingue alunos, turmas, equipas, clubes, núcleos, projetos que contribuíram para a dignificação da escola, pelo seu dinamismo e participação em atividades extracurriculares de carácter desportivo, artístico, científico ou cultural, bem como ações de cariz social e humanitário, em favor da comunidade, praticados na escola ou fora dela".

Naquela que se prevê ser uma longa cerimónia, ao qual se juntam naturalmente os discursos, "haverá, também, uma distinção para o 'Melhor aluno da Escola Secundária de Francisco Franco 2022/2023'", de seu nome Guilherme Martinho Marques, "que concluiu o 12.º ano com média de 20 valores e que no exame nacional de Matemática A obteve, também, 20 valores", aponta.

Acrescenta ainda o Conselho Executivo que "este ano um conjunto de empresas/instituições associam-se à cerimónia evocativa do 'Dia da Escola', atribuindo prémios monetários aos melhores alunos de vários cursos: o Hospital Particular da Madeira/Madeira Medical Center premeia os melhores de Biologia; a Ordem dos Engenheiros distingue os melhores alunos da área das Engenharias; a Papelaria ABC os melhores de Artes Visuais; a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira valoriza a excelência do melhor aluno de Economia; o La Vie reconhece o desempenho dos melhores de Línguas e Humanidades e a Altice recompensa o melhor estudante da área de Informática e Robótica".

Além destas "colaboram, ainda, com a Escola Secundária de Francisco Franco na atribuição de prémios aos alunos: a EquipVending; Escola de Condução Progresso; VMT; LeYa; Porto Editora; Areal Editores e o Clube Desportivo Escola Francisco Franco", frisa.

Vale a pena destacar estes números do ano lectivo anterior (2022/2023), na Secundária de Francisco Franco:

Houve 172 alunos que nunca faltaram (66 no 10.º ano; 52 no 11.º ano e 54 no 12.º ano).

209 alunos tiveram classificações finais situadas entre 17,0 e 17,9 valores (70 no 10.º ano; 63 no 11.º ano e 76 no 12.º ano).

257 estudantes alcançaram classificação final entre 18,0 e 20 valores (44 no 10.º ano; 88 no 11.º ano e 125 no 12.º ano).

Todos eles integram o 'Quadro de Mérito' da escola.