DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeira registou 127 noites tropicais consecutivas

No Funchal/Lido foram 120 noites ininterruptas com temperaturas mínimas acima dos 20ºC

None
Foto: Orlando Drumond

A noite/madrugada deste sábado, dia 21 de Outubro, pôs fim ao (longo) ciclo de 127 consecutivas noites tropicais (noites em que a temperatura mínima não baixa dos 20ºC) registadas na Ilha da Madeira. O dia 15 de Junho havia sido a última vez em que as temperaturas mínimas do ar, em todas as 20 estações climatológicas do IPMA na Região, haviam registado valores abaixo dos 20ºC.

Na noite dessa quinta-feira, então ainda no equinócio de Primavera, a temperatura mínima mais alta na rede oficial do IPMA foram 19,8ºC, registados no Funchal/Lido, na Ponta do Sol/Lugar de Baixo, e no Porto Moniz. A partir do dia seguinte, 16 de Junho, e até esta sexta-feira, dia 20 de Outubro, nalguma(s) das estações climatológicas – sobretudo junto da orla costeira com mais incidência para o Funchal, Porto Moniz e Ponta do Sol - foram sempre registadas temperaturas mínimas acima dos 20ºC. Ciclo interrompido hoje com a mínima mais alta a descer aos 19,8ºC, na Ponta do Sol/Lugar de Baixo. Daí a óbvia conclusão que entre os dias 16 de Junho e 20 de Outubro (127 dias), diariamente ocorreram (mesmo que pontualmente em sítios diferentes) noites tropicais.

Por localidade/estação climatológica, o Funchal/Lido destaca-se às demais, com a maior sequência de noites tropicais ininterruptas. Nesta estação localizada na parte Oeste da cidade, os registos diários da temperatura do ar comprovam que a temperatura mínima diária foi sempre superior a 20ºC entre o dia 21 de Junho (primeiro dia de Verão) e o dia 20 de Outubro (quase um mês após o início do Outono), num total de 122 dias consecutivos de noites tropicais. Na madrugada deste sábado a mínima já desceu aos 19,6ºC.

Neste ciclo de mais de quatro meses sempre com noites tropicais, note-se que a temperatura mínima do ar mais alta foi registada à pouco mais de uma semana. Mais precisamente na quente madrugada do dia 12 de Outubro. Nessa noite ‘equatorial’ o termómetro não baixou dos 26,7ºC, no Funchal/Lido. Igualmente significativas foi a temperatura mínima registada no Porto Moniz (26,3ºC) e no Funchal/observatório (25,6ºC).

Este ciclo de consecutivas noites tropicais poderá ter sido o mais longo alguma vez registado no Arquipélago da Madeira.