DNOTICIAS.PT
Incêndios Casos do dia

A noite "mais longa e difícil" para as gentes do Porto Moniz

Foto DR/CMPM
Foto DR/CMPM

A noite foi longa e difícil para os moradores do Porto Moniz e para os visitantes, que tiveram de enfrentar fogos descontrolados e cujo balanço só será possível fazer agora com o amanhecer. Contudo, continuam activos vários focos.

A actualização é feita pelo presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, não se cansa de repetir: "Esta foi das tardes/noites mais longas que a população do Porto Moniz viveu, nomeadamente nas duas freguesias que foram mais atingidas pela fúria dos fogos vindos do Concelho vizinho da Calheta e que, de facto, com a força do vento e a sua direcção tomou conta das Achadas da Cruz e depois atingiu, numa segunda fase a zona alta da freguesia do Porto Moniz, nomeadamente no sítio dos Lamaceiros, propagou-se até ao sítio dos Pombais, passando pela zona da Santa, Pico Alto e toda a envolvência, e por fim desceu a escarpa, atingindo a montanha que envolve a vila", resumiu.

"Continua o combate", garantiu há pouco, tendo-se "registado muitos reacendimentos", pelo que o autarca espera que "com a luz do dia seja possível fazer um rescaldo mais completo". E acrescenta: "Lamentamos os ferimentos na senhora que sofreu queimaduras nas Achadas da Cruz e esperemos que esteja melhor. Houve outras situações pontuais, mas ainda não podemos fazer um rescaldo mais aproximado após o raiar da manhã. Só espero que se resuma a algumas perdas de bens do que outras situações mais graves."

Questionado se há perda de bens, Emanuel Câmara ainda que sem confirmação oficial, reconhece que terão sido afectadas algumas habitações pela fúria das labaredas, nalguns casos envolvendo as casas. "Não há memória de incêndios com esta dimensão no concelho, já as tivemos é certo, há 11 anos por exemplo, mas não com esta abrangência e gravidade. Foi muito trabalho de todos, sem excepção, desde Bombeiros, GNR, PSP, os nossos funcionários, da Direcção Regional de Estradas, da Cruz Vermelha, de empresas como a AFAVIAS e a ARM, e muitos populares. Só tenho a agradecer a todos o empenho, em nome da população do Porto Moniz, que viveu uma noite de muito sobressalto, muito sofrimento, mas espero bem que a luz do diz traga notícias positivas", concluiu.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo