DNOTICIAS.PT
Madeira

Ana Cristina Monteiro continua na bancada do CDS

None

O CDS-PP vai manter, na XIII Legislatura que começa amanhã, a mesma composição da sua bancada parlamentar: José Manuel Rodrigues, António Lopes da Fonseca e Ana Cristina Monteiro. A deputada, 47ª da lista da coligação 'Somos Madeira' e o sexto candidato indicado pelo CDS, vai continuar na Assembleia, como já tinha sido adiantado pelo DIÁRIO.

Esta manhã, na reunião da Comissão de Regimento e Mandatos, presidida por José Prada (PSD), foram verificadas as situações dos vários deputados eleitos e registadas as substituições.

No caso do CDS, Rui Barreto (segundo da lista da coligação), não toma posse porque faz parte do Governo Regional ainda em funções, o que é incompatível com o mandato de deputado. A sua substituição seria pelo candidato seguinte do CDS, não eleito, mas como Gonçalo Pimenta e Luís Miguel Rosa presidem à Madeira Parques Empresariais e à Autoridade Regional das Actividades Económicas, respectivamente - cargos equivalentes a director regional e, por isso, incompatíveis com o mandato de deputado - será Ana Cristina Monteiro a tomar posse.

Uma vez que Barreto, Gonçalo Pimenta e Miguel Rosa vão continuar em funções no próximo governo, a deputada deve assumir o mandato até ao final da legislatura.

A Comissão de Regimento e Mandatos também tomou conhecimento da suspensão de mandato pedida por José Luís Nunes, eleito pelo PSD que será substituído por Rafael Carvalho.

Por haver incompatibilidade de funções - Governo Regional e presidências de câmara - não foram verificados os mandatos de Miguel Albuquerque, Pedro Coelho, Carlos Teles, Ricardo Nascimento e José António Garcês, todos do PSD. Estes deputados eleitos são substituídos por Sónia Silva, Adolfo Brazão, Conceição Pereira, Higino Teles e Nuno Maciel.

Ana Sousa, eleita pelo PSD, mas já indicada para secretária regional da Inclusão Social e Juventude, vai tomar posse amanhã, uma vez que não exerce nenhuma função incompatível, mas será substituída, na próxima semana, por Vera Duarte Coelho.

Os restantes partidos não têm qualquer alteração em relação aos deputados eleitos a 24 de Setembro.

A Assembleia Legislativa da Madeira toma posse, amanhã, às 10h00, numa sessão em que serão eleitos o presidente, os vice-presidentes e secretários da Mesa.