DNOTICIAS.PT
Mundo

Doze candidatos opositores venezuelanos apresentam propostas em debate

None

Doze candidatos opositores venezuelanos com aspirações presidenciais, entre eles a juiz lusodescendente Glória Pinho, vão participar, a 18 de outubro, num debate em que darão a conhecer as suas propostas para o país.

O debate vai realizar-se quatro dias antes das eleições primárias dos partidos opositores venezuelanos, previstas para 22 de outubro, e nas quais a oposição espera ver eleito um candidato de unidade para se apresentar nas presidenciais de 2024, contra o Presidente Nicolás Maduro.

A opositora Plataforma Unitária indicou que o encontro, denominado "Propostas para a Venezuela, um debate para avançar", vai permitir aos aspirantes mostrar abordagens e partilhar ideias sobre o futuro do país, de acordo com um comunicado divulgado em Caracas.

"Também sobre questões sociais e de segurança, incluindo as estratégias de cada candidato para enfrentar as tensões sociais e reforçar a segurança dos cidadãos de uma forma abrangente", acrescentou.

"Os participantes vão apresentar ao país projetos sobre a restauração democrática e os desafios para uma reconciliação nacional, a participação dos cidadãos e a estabilidade na Venezuela", referiu.

Desafios económicos, emprego, crescimento económico, investimento, melhoria dos serviços públicos, educação e atenção médica, são alguns outros temas em debate entre Andrés Caleca, Andrés Velásquez, Carlos Prosperi, César Almeida, César Pérez Vivas, Delsa Solórzano, Freddy Superlano, Glória Pinho, Luis Farias, María Corina Machado, Roberto Henríquez e Tamara Adrián.

O evento vai ser transmitido 'online' em diferentes plataformas, com o uso de recursos tecnológicos para, disseram os organizadores, "ultrapassar a censura e o controlo da informação".

A Venezuela contava 13 candidatos presidenciais opositores, mas no último fim de semana o antigo governador do estado de Miranda Henrique Capriles Radonski retirou a candidatura.