DNOTICIAS.PT
Comunidades Madeira

Madeira é a “oitava região com mais eleitores na Europa"

None

A Comissão Regional das Primárias da Venezuela, na Madeira, tem vindo a reunir periodicamente com diferentes autoridades madeirenses justamente pelo facto de alertar para a importância que a Região possui no plano eleitoral fora daquele país com 1.554 eleitores inscritos e aptos a votar no próximo dia 22 de Outubro. À frente da Madeira só mesmo as cidades de Madrid, Barcelona, Canárias, Vigo, Valencia, Bilbao, Londres.

“Temos vindo a conversar com várias figuras do plano político realçando que a Região é principal cidade de Portugal com mais expressividade de eleitores mas é também a quinta cidade na Europa, o que diz bem do que a ilha representa neste acto eleitoral”, considera Aldo de Santis, assessor técnico dos partidos políticos da Alternativa Democrática.

“É muito importante que as autoridades madeirenses, possam, como aliás têm sempre feito, ajudar-nos a elevar uma voz para a comunidade internacional saiba as dificuldades e os desafios que enfrentamos no processo político na Venezuela”, afirmou durante uma deslocação que efectuou à Região, não escondendo que um dos entraves que tem tido é o facto de o Conselho Nacional Eleitoral “querer, agora, participar no processo eleitoral das Eleições Primárias para assim poder interferir no processo como até mudar a data do acto eleitoral. É isto que está sucedendo”, acrescentou.

Na Madeira os deputados Carlos Fernandes e Ana Monteiro são respectivamente coordenador e coordenadora adjunta do Comité local das Eleições Primárias e têm ajudando a estabelecer pontes: “Temos recebido apoio político das diferentes autoridades para a realização do processo eleitoral para que a maioria de venezuelanos possam votar e os deputados têm desempenhado um papel exemplar nessa ligação”, inclusive mostrando como está integrada a comunidade.

Apesar dessa constatação o dirigente diz que continua a existir uma ligação fraternal à Venezuela e na qual ressalta outro sentimento: “Desejam uma mudança política. Isso é inegável na maioria das pessoas com quem falamos”.

A campanha eleitoral começou no 1 de Outubro e no qual são difundidos os processos e mecanismos de votação bem como as mensagens políticas dos 13 candidatos.