Madeira

Digital Health Summit premeia startup 'Musiquence Technologies'

None
Foto Twitter NeuroRehabLab

A startup 'Musiquence Technologies', desenvolvida pelos investigadores da Universidade da Madeira (UMa) Luís Ferreira, Mónica Spínola e Sergi Bermúdez i Badia, foi apresentada e premiada com o 3.º lugar (de entre 50 participantes), na categoria de Startup, na 3.ª edição do H-INNOVA INNOVAtion Award, integrada na Digital Health Summit 2022, que decorreu entre os dias 14 e 17 Dezembro de 2022, no Funchal.

Esta é a primeira startup desenvolvida em parceria com a UMa, através do NeuroRehabLab, e visa “desenvolver a próxima geração de tecnologias de estimulação cognitiva, baseadas na ciência e centradas no paciente, reunindo pacientes e as suas comunidades”. Foi criada na sequência do projecto Musiquence (Music + Sequence), o grande vencedor da 2.ª edição do H-INNOVA INNOVAtion Award, na categoria de Doutorados e Investigadores.

Musiquence Technologies apresenta uma versátil plataforma de estimulação cognitiva e motora que  pode ser utilizada por profissionais de saúde e cuidadores informais e administrada a diferentes populações clínicas, como sejam a população neurológica e psiquiátrica (p. ex., demência e esquizofrenia). Trata-se de abordagem não farmacológica, complementar às tradicionais terapêuticas. Universidade da Madeira.

A sua utilização tem contribuído para ganhos ao nível do funcionamento cognitivo, humor (diminuição da sintomatologia ansiosa e depressiva) e qualidade de vida das referidas populações. Adicionalmente, através desta plataforma, os profissionais de saúde/cuidadores podem personalizar as actividades de estimulação às necessidades e preferências individuais.

A plataforma é igualmente personalizável no que diz respeito à tecnologia de interacção, sendo compatível com um variado leque tecnológico - como tablet, Kinect, Real Sense, PC, Leap Motion e realidade aumentada, o que facilita a sua acessibilidade e uso por parte de populações clínicas.

O HINNOVA - Health INNOVAtion Award é uma iniciativa do H-INNOVA - Health INNOVAtion HUB, que tem como parceiros a Região Autónoma da Madeira, a PremiValor Consulting e outras empresas de referência. Por sua vez, o H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde que visa contribuir para a implementação de projectos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, envolvendo Universidades, Centros de Investigação e outras entidades públicas e privadas de referência no setor da saúde.