Madeira

Vinte investigadores apresentam estudos relacionados com a Madeira

Conheça os destaques da agenda desta segunda-feira, 9 de Janeiro

None

O primeiro Encontro da Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares (ADEGI) decorre ao longo desta segunda-feira, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos. É uma oportunidade para conhecer os trabalhos que duas dezenas de investigadores realizaram ou estão a preparar directa ou indirectamente relacionados com diferentes áreas da realidade da Madeira.

A iniciativa arranca pelas 09h30, com um balanço da actividade da ADEGI, uma associação especializada em estudos científicos, sociais e culturais. Depois seguem-se seis mesas com abordagem dos diversos temas.

A primeira mesa (10h00) é presidida por Ana Cristina Trindade e tem as seguintes intervenções: Um Bestiário Madeirense, por Carlos Barradas; A Abordagem da Imprensa Escrita às Alterações Climáticas na Madeira e nas Canárias, por Ana Mendonça; Manter os Tambores ao Longe, por José Júlio Curado; e Considerações sobre o Ethos no Jornal Brasil Mulher, por Sofia Finguermann e Fernandes.

A segunda mesa (11h30) é presidida por Carlos Barradas e conta com as seguintes intervenções: Livro Velho, Fórmula Nova: o Resgate Textual por Meio da Adaptação, por Pedro Panhoca da Silva; Turismo – Proposta de Investigação, por António Almeida; e História do Ensino Primário na Madeira nos séculos XIX e XX (até 1974), por Maria Luciana Paredes.

A terceira mesa (14h30) é presidida por Luísa Antunes Paolinelli e é constituída por uma conferência plenária, com José Eduardo Franco a abordar o tema ‘Idade Global e Insustentável Leveza das Fronteiras: Fronteiras como Doença e como Necessidade da Globalização’.

A quarta mesa (15h00) é presidida por Cátia Vieira Pestana e tem as seguintes intervenções: A Importância do Conhecimento dos Acervos das Bibliotecas dos Colégios da Companhia de Jesus dos arquipélagos da Madeira e Açores, por Sofia Bettencourt da Silva; Por uma Pedagogia Antirracista: Entre a Descolonização do Espaço Público, o Artivismo Curatorial e as Práticas Educativas Inclusivas, por Diogo Costa Goes; Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) como Instrumento para a Qualificação dos Adultos e para o Combate às Iliteracias, por José Xavier Dias; e Centenário da Presença de Carlos de Habsburgo na Madeira: Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca, por Cátia Vieira Pestana.

A quinta mesa (16h30) é presidida por Ana Mendonça e conta com as seguintes intervenções: Evolução dos Fluxos Turísticos no Pós-Covid-19: Impactos na Mobilidade e na Percepção da Imagem de Marca do Destino – Um Estudo Empírico Aplicado à Ilha da Madeira, por José Manuel Vicente; Um Ovo Branco Perfeito, por Elisa Seixas; Heranças Arquivísticas Partilhadas e/ou Contestadas no Contexto Lusófono Pós-Colonial, por Laureano Ascensão de Macedo; Pelas Paisagens Íntimas de Luzia, por Sara Jesus; e Padre Teixeira da Fontes – da Polícia Preta aos Tribunais de Salazar, por Élvio Passos.

Por fim, a sexta mesa (18h00), é presidida por José Eduardo Franco e serve para a Apresentação da Revista Girão, por Leonel Silva, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Acontecimentos que marcam a agenda regional de hoje:

  ·         11h00 Entrega de Equipamento de Som ao Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santana, nas instalações da Freguesia de São Jorge, com a presença do presidente da Câmara Dinarte Fernandes e do piloto Miguel Nunes;

    ·         11h30 Conferência de imprensa do líder do PS, Sérgio Gonçalves, na Assembleia Legislativa da Madeira;

    ·         16h00 O presidente do Governo, Miguel Albuquerque, visita a empresa Equipvending – Exploração de Máquinas Automáticas, Unipessoal Lda., na Estrada Luso Brasileira n.º 75, Monte.

    ·         16h15 Cerimónia de entrega do certificado referente às Boas Práticas na Gestão de Riscos Biológicos com a presença do secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, na sede da Horários do Funchal, na Fundoa

       ·      16h30  Acção da CDU de contacto com a população, na Rua Dr. Fernão Ornelas/Largo do Phelps, para defender o combate à escalada dos preços e a redução do IVA em 30%.

Desporto

       ·       16h30  Conferência de imprensa da Sociedade Madeira Andebol SAD, no salão nobre da Câmara do Funchal, para apresentação dos jogos da 4.ª ronda da EHF European CUP, com a presença de Pedro Calado. 

Efemérides

1522 - Adriano de Utrecht, regente de Espanha, é eleito Papa com o nome de Adriano VI. É o último pontífice não italiano até ao Papa João Paulo II.

1753 - Nasce a cantora lírica Luísa Todi.

1944 -Primeiras forças militares norte-americanas desembarcam no porto de Angra do Heroísmo. 532 técnicos envolvem-se nos trabalhos de terraplanagem e são os responsáveis pela atual configuração do aeroporto das Lajes, com cinco pistas, a mais extensa com 4.000 metros.

1968 - A nave norte-americana Surveyor-7, não tripulada, pousa na Lua.

1976 - Abre a Universidade dos Açores.

1981 -- Toma posse o VII Governo Constitucional, de Francisco Pinto Balsemão.

2005 -- Mahmud Abbas, da Fatah, é eleito Presidente da Autoridade Palestiniana.

2007 - A Apple apresenta o iPhone, o novo produto da marca que combina as funções de um telemóvel com um iPod.

2011 -- Morre, aos 75 anos, o antigo capitão de abril Vítor Alves.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

2014 - Cuba e os Estados Unidos retomam o diálogo sobre política migratória.

2017 - Cristiano Ronaldo é eleito o melhor futebolista do mundo em 2016, na Gala FIFA, em Zurique, na Suíça.

2020 - O parlamento britânico aprova na especialidade a proposta de lei que regula o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia e abre o caminho para o 'Brexit' a 31 de janeiro.

Pensamento do dia

A terra inteira é uma só alma, somos parte dela Poema ameríndio mudado para português por Herberto Hélder (1930).