Desporto

Morreu Roberto Dinamite, jogador que venceu o Torneio Autonomia pelo Vasco

Maior ídolo vascaíno tinha 68 anos. Jogou a célebre competição que se realizava, todos os anos, na Madeira. Na final da edição de 1981 o Vasco da Gama goleou o Marítimo, por 5-0, no Estádio dos Barreiros. Dinamite bisou

None Ver Galeria

Morreu o maior ídolo do Vasco da Gama. Roberto Dinamite, antigo ponta-de-lança brasileiro, tinha 68 anos e foi vítima de cancro. Em 1981 o emblema vascaíno venceu o Torneio Autonomia, competição que se realizava na Madeira, no Verão, e juntava clubes de renome internacional, além da presença de Marítimo, Nacional e União.

Roberto Dinamite foi determinante nas meias-finais, diante do Las Palmas. Marcou o golo dos brasileiros, num jogo que terminou empatado 1-1. Da marca dos 11 metros, no desempate, Dinamite não falhou. "Juan brilhou para Roberto explodir" foi o título da crónica do DIÁRIO, numa referência aos melhores de cada equipa: Juan no Las Palmas e Roberto Dinamite no clube brasileiro.

Na final, a 9 de Agosto de 1981, no Estádio dos Barreiros, o Vasco da Gama cilindrou o Marítimo. 5-0! Daí o título da crónica do DIÁRIO: "Madeirenses pararam para ver brasileiros sambar". Roberto Dinamite bisou, com dois golos na primeira parte. Os outros foram apontados por Amauri, Silvinho e Ticão.

Quim, ainda hoje ligado à estutura verde-rubra, era o guarda-redes do Marítimo, que contava com nomes como Eduardo Luís, Arnaldo Carvalho, Noémio, entre outros que ajudaram a constuir a história dos verde-rubros.

Reconhecimento em vida

Foi duas vezes campeão brasileiro pelo Vasco da Gama e chegou a ser presidente do clube entre 2008 e 2014. Marcou presença nos Mundiais de 1978 (cinco jogos) e 1982, este sem qualquer minuto somado. Contabilizou 47 internacionalizações e marcou 26 golos pela selecção 'canarinha'. A carreira foi quase toda no Vasco da Gama, com curtas passagens pelo Barcelona, Portuguesa dos Desportos e Campo Grande do Rio de Janeiro. Terminou a carreira no Vasco, precisamente, em 1992. É o jogador com mais jogos e golos na história do clube. O reconhecimento foi feito em vida com uma estátua no Estádio São Januário, casa do emblema vascaíno. A inauguração foi em Abril do ano passado.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já anunciou que o nome do troféu para o melhor marcador da edição 2023 do Campeonato Carioca terá o nome de Roberto Dinamite.

'Garoto dinamite'

Carlos Roberto Gama de Oliveira ganhou cedo a 'alcunha' de Dinamite. Foi a 25 de Novembro de 1971, após a estreia, em pleno Maracaña. Com 17 anos foi a jogo na equipa principal e logo marcou o primeiro golo, no triunfo (2-0) diante do Internacional. A lenda nasceu aí e no dia seguinte a manchete do Jornal dos Sports perpetuou o momento: "Garoto dinamite explodiu". É o melhor marcador de sempre do campeonato brasileiro, com 190 golos. Marcou por 708 vezes com a camisola do Vasco da Gama. Só em 1981, precisamente no ano em que esteve na Madeira, apontou 62 golos. No Campeonato Carioca fez 279 e também é o melhor marcador de sempre. Fez mais de mil jogos pelo Vasco da Gama.

Roberto Dinamite, um dos maiores nomes de todos os tempos do futebol brasileiro e que, um dia, nesse já distante Agosto de 1981, encantou os adeptos madeirenses.