País

Conselho Estratégico do PSD reúne-se pela primeira vez na direcção de Montenegro

None

O Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, órgão consultivo dinamizado pelo anterior líder Rui Rio, vai reunir-se no sábado pela primeira vez na direção de Luís Montenegro, e com nova estrutura e equipa de coordenadores, presidida por Pedro Duarte.

O antigo líder da JSD assumiu funções de presidente do CEN do PSD no último Congresso, em julho, e o partido fez entretanto alterações ao regulamento deste órgão consultivo, que foi simplificado e passou a ter apenas uma estrutura nacional, deixando de prever secções temáticas descentralizadas.

A reunião decorrerá durante a manhã à porta fechada, em Lisboa, estando previstas declarações de Montenegro pelas 13:00.

O CEN foi uma das 'bandeiras' do ex-presidente do PSD, Rui Rio, que em abril de 2018 o apresentou com um conjunto de porta-vozes, então divididos em 16 áreas temáticas, que falariam em nome do partido e com a missão de preparar o programa eleitoral e outros documentos setoriais.

Nessa altura, assumiram o cargo de porta-vozes antigos ministros do PSD do tempo de Cavaco Silva e Durão Barroso como Arlindo Cunha, Silva Peneda, Luís Filipe Pereira, Ângelo Correia, David Justino ou Maria da Graça Carvalho.

O novo CEN estará dividido em 25 áreas temáticas, cada uma com um coordenador (13 mulheres e 12 homens), dos quais 15 são independentes (não militantes no partido), de acordo com informação divulgada pelo PSD.

O PSD refere que os coordenadores são "membros reconhecidos tanto na vida académica como no mundo empresarial" e que o coordenador mais novo tem 25 anos e o mais velho 58.

Entre os coordenadores, contam-se alguns antigos deputados ou governantes, casos de Emídio Guerreiro (deputado em várias legislaturas e secretario de Estado do Desporto e Juventude do XIX e XX governo constitucional, Nuno Freitas (foi deputado e vereador na Câmara Municipal de Coimbra, cidade pela qual chegou a ser indicado como candidato nas últimas autárquicas pelas estruturas locais mas foi vetado pela direção de Rio), Nuno Encarnação (deputado em três legislaturas e filho 'histórico' autarca de Coimbra Carlos Encarnação) ou Miguel Castro Neto (que foi secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza de Passos Coelho).

Inês Domingos, antiga deputada e consultora da Casa Civil do Presidente da República Portuguesa desde 2021, Nuno Sampaio, que foi assessor para os assuntos políticos da Casa Civil de Cavaco Silva, Joana Pinto Balsemão, atual vereadora da Câmara Municipal de Cascais, ou Rui Rocha, ex-presidente da distrital de Leiria do PSD (chegou a integrar a direção de Rio mas demitiu-se por divergências políticas), são outros dos coordenadores escolhidos para o CEN.

Neste novo CEN, surgem também novas áreas temáticas, como a "Longevidade e bem-estar" ou a "Diversidade, inclusão e igualdade de género", a par de outras que já existiam como saúde, educação, finanças ou defesa.