Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

5 Passos simples que ajudam a prevenir infestações de FORMIGAS

A presença de formigas no interior da sua casa ou apartamento podem ser um problema sazonal ou presente durante todo o ano.

None Ver Galeria

Muitas espécies de formigas constroem os seus ninhos ao ar livre e tornam-se um verdadeiro incómodo quando procuram alimento dentro da habitação. Depois de descobrirem uma boa fonte de alimento, as formigas continuam a entrar, a coletar alimentos e a sair para levá-los de volta à sua colónia ao ar livre. No entanto, outras espécies de formigas entram nos edifícios e habitações, constroem lá os seus ninhos e tornam-se residentes internos e permanentes, sem pagarem renda!

Há muito a ter em consideração quando se trata de identificar formigas e escolher o produto certo para eliminar os formigueiros.

A primeira consideração a ter é que, de nada vale deitar repelente nas formigas, sem encontrar o formigueiro, uma vez que elas continuarão a aparecer. Assim, o melhor é considerar uma abordagem que envolva uma inspeção, uma identificação da espécie de formiga, o tratamento adequado e monotorização necessária, de modo a resolver a situação de uma vez por todas.

Assim, antes de começar qualquer tratamento, é imperativo identificar a espécie de formiga e encontrar a sua colónia ou ninho.

É também importante que se descubra como é que as formigas entraram dentro da habitação. As formigas normalmente são encontradas perto das suas fontes de alimento, de pontos de humidade e em locais protegidos e escondidos. Preferem particularmente buracos nas paredes, a parte inferior dos eletrodomésticos ou ar condicionado, rodapés de janelas ou paredes ou outros sítios semelhantes. 

As formigas são pragas comensais, o que significa que gostam de viver perto das pessoas e alimentar-se das mesmas coisas que nós - doces, carnes, amidos e líquidos, principalmente água. Assim, também é importante definir que tipo de alimento é que as formigas preferem, uma vez que esse facto ajuda a determinar a espécie de formiga com a qual estamos a lidar.

Apesar das inspeções que possa fazer, encontrar um formigueiro pode ser muito difícil. Independentemente disso, não duvide que a chave para o controlo das formigas sempre será encontrar e eliminar a colónia ou ninho. Se não conseguir encontrar a colónia, coloque as formigas a trabalhar para si! A maneira mais eficaz de conseguir que  elas levem o produto inseticida para o ninho, é aplicar um resíduo não repelente através do qual as formigas possam alimentar-se e levá-lo de volta para a colónia.

Existem, contudo, algumas dicas para minimizar a entrada desta praga na sua casa: 

  1. Eliminar fontes de alimentos – Manter a cozinha arrumada vai desencorajar as formigas de entrarem na sua casa. Limpe os balcões e varra o chão regularmente. Armazene os alimentos em recipientes fechados e mantenha as frutas maduras no frigorífico. Limpe qualquer frasco pegajoso, use tampas nos baldes do lixo e despeje-os regularmente;
  2. Eliminar fontes de água – Reduzir águas paradas dentro de casa e fontes de humidade, consertar canos com pingos e verificar calhas é meio caminho andado para que as formigas não se habituem a ir à procura de água dentro da sua casa;
  3. Animais de estimação – as taças dos animais são atrativos para as formigas, tanto da água, como da ração. Mantenha as tigelas limpas, armazene a ração seca, isolando a abertura e coloque a ração húmida não utilizada no frigorífico. Inspecione também regularmente portas de acesso do animal e as casotas colocadas nos quintais;
  4. Bloquear  pontos de acesso – Inspecione o exterior da sua habitação. Árvores e arbustos devem ser considerados, pois os galhos fornecem acessos diretos para as formigas. Sele as fendas e rachas do lado exterior da casa, especialmente nas áreas onde entram os canos;
  5. Não trave esta luta sozinho/a! – Sem o conhecimento necessário e as ferramentas adequadas, a luta contra as formigas pode ser uma dura e frustrante batalha. Uma infestação pode continuar a crescer descontroladamente se não for tratada da maneira correta. Algumas espécies de formigas podem  causar danos na sua habitação ou mesmo pôr em risco a sua família, uma vez que podem contaminar os alimentos!

Se você não consegue se livrar das formigas sozinho ou se tem um problema de formigas particularmente grave, contratar uma empresa profissional de controle de pragas pode ser uma boa opção.
Extermínio – Higiene Controle, Lda. executa um levantamento gratuito para identificar as causas do problema.
Somos profissionais credenciados no sector de controlo de pragas urbanas e proporcionamos um tratamento eficaz.

Peça-nos um orçamento gratuito:

291 930 500

www.exterminio.pt

Grupo Extermínio – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!