Madeira

Primeiro atum rabilho do ano pesa 284 quilos

Descarregado ontem na lota do Funchal, foi adquirido por 3.396 euros, para ser vendido no Mercado dos Lavradores

None

O primeiro atum rabilho do ano foi descarregado, ontem, dia 3 de Janeiro, na Lota do Funchal, revelou esta quarta-feira a secretaria regional e Mar e Pescas. 

"Com 2,54 metros de comprimento e pesando 284 quilos, o atum foi adquirido por 3.396 euros, para ser comercializado na praça de peixe do Mercado dos Lavradores", refere ainda o comunicado remetido às redacções.

A captura foi feita pela embarcação ´Débora Marisa’, ao largo do Cabo Girão.

O momento da descarga foi acompanhado pelo secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, tendo juntado também dezenas de curiosos junto à lota

“É já uma tradição que a captura do primeiro atum rabilho do ano seja assinalada, porque é um peixe imponente e com grande valor comercial”, sublinhou o governante citado em nota de imprensa.

De acordo com os dados do Governo, "no ano passado, até ao final de Novembro, foram descarregados nos portos regionais 97,451 toneladas de atum rabilho. Um aumento de 1,85% em relação a 2021, e que representou uma facturação de 806 mil euros relativo à primeira venda em lota. Um crescimento de 55,46 por cento sobre o valor registado em 2021".

De salientar ainda que "em 2022, o recorde de captura foi estabelecido por um atum rabilho com 418 quilos".

“Queremos aumentar a cadeia de valor deste pescado, para trazer mais rendimentos aos pescadores e armadores. Sabemos que é um peixe bastante valorizado lá fora, e estamos atentos às oportunidades”, sublinhou a popósito Teófilo Cunha.

A quota anual de atum rabilho ronda as 200 toneladas, dividida em partes sensivelmente iguais entre a Madeira e os Açores. Nos últimos anos, só em 2020 é que esse valor foi atingido pela frota regional, num ano em que foram capturadas 111,11 toneladas.

A pesca de atum rabilho obedece a dois momentos. O primeiro, o atual, é o da pesca acessória ou acidental, em que qualquer embarcação está autorizada a fazer. Mesmo assim, está condicionada a uma descarga por dia e obrigada a avançar com contrapartidas, que passam pela captura de outras espécies. No final do ano, o atum rabilho capturado em pesca acessória, não pode ultrapassar os 20 por cento do total da quantidade de pescado descarregado por essa embarcação. O segundo momento, que ainda não abriu, é o da pesca dirigida, na qual só podem participar embarcações autorizadas, recorrendo à arte de salto e vara.