Madeira

Governo entrega 11 viaturas eléctricas à Segurança Social

Tome nota da agenda para esta terça-feira

As 11 viaturas são todas elas ligeiras de 5 lugares, da marca Renault, modelo Zoe, 100% eléctricas, com a autonomia de 395 km, potência máxima de 80 kW CEE (cv) e 5 portas
As 11 viaturas são todas elas ligeiras de 5 lugares, da marca Renault, modelo Zoe, 100% eléctricas, com a autonomia de 395 km, potência máxima de 80 kW CEE (cv) e 5 portas, Foto Shutterstock

O Dia Mundial do Mágico celebra-se a 31 de Janeiro. Hoje assinala-se também o Dia Nacional do Sargento

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará hoje, pelas 10 horas, no edifício da Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania (sito à Rua João de Deus, no Funchal), onde serão entregues novas viaturas ao Instituto da Segurança Social da Madeira. Trata-se de 11 viaturas eléctricas (das quais 7 foram recebidas até à data e estarão presentes no momento da entrega).

Na ocasião estarão também presentes 16 assistentes sociais do ISSM, IP-RAM.

A entrega destas viaturas acontece através de um contrato de renting, a celebrar pelo Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) com a GALD AUTOMOTIVE – Sociedade Geral de Comércio e Aluguer de Bens, S.A.

O contrato tem a duração de 48 meses, tendo vigência até 30 de Janeiro de 2027 e corresponde a um investimento de 308 011,97 euros. O valor mensal por viatura é de 583,36 euros.

"A utilização das novas viaturas constituirá uma significativa mais-valia para a execução das políticas de acção social, e num melhor e mais eficaz desempenho das respostas sociais e actividades desenvolvidas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira", destaca o executivo madeirense em nota remetida à imprensa, realçando que "estas novas viaturas vão contribuir para uma intervenção social de proximidade, junto dos indivíduos e famílias em situação de fragilidade, bem como de emergência social".

Uma das mais-valias é que permitirá a realização de visitas domiciliárias, "um instrumento de trabalho que potencia o conhecimento do quotidiano das pessoas idosas, crianças, jovens e famílias, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária, uma vez que permitem conhecer as condições da residência e do meio envolvente em que vivem e apreender aspectos do seu quotidiano nas relações intrafamiliares e de rede de vizinhança, aspectos esses que normalmente escapam ao contexto da entrevista de gabinete".

Em matéria de infância e juventude, nomeadamente nos processos de promoção e protecção, estas novas viaturas permitem "fazer face ao elevado volume de serviço externo, quer para avaliação diagnóstica, quer para acompanhamento das medidas aplicadas pelos tribunais".

Por outro lado, a introdução de viaturas eléctricas na frota automóvel do ISSM contribuirá para a prossecução do objectivo europeu da neutralidade carbónica em 2050, e implementação das medidas apresentadas pela Comissão Europeia através do pacote Fit for 55, que encara a mobilidade eléctrica como um meio crucial para descarbonização da economia.

As 11 viaturas são todas elas ligeiras de 5 lugares, da marca Renault, modelo Zoe, 100% eléctricas, com a autonomia de 395 km, potência máxima de 80 kW CEE (cv) e 5 portas. Estão preparadas para o carregamento das baterias numa tomada normal, bem como num posto de carregamento rápido.

O Governo Regional tem apostado na mobilidade eléctrica, nomedamente através do Programa de Incentivo à Mobilidade Eléctrica na Região Autónoma da Madeira (PRIME-RAM).

Desde que o programa foi lançado, em 2019, até ao final de 2022, entraram em circulação um total de 1.021 veículos eléctricos comparticipados em 4,1 milhões de euros pelo fundo do PRIME-RAM, de acordo com os dados da Direcção Regional de Economia e Transportes Terrestres.

Para 2023 o Governo Regional reservou 1,25 milhões de euros em incentivos destinados à mobilidade, onde estão previstos apoios não apenas à aquisição de veículos eléctricos, cuja procura tem sido crescente, como também ajudas financeiras para o abate de automóveis em fim de vida.

Leia mais aqui:

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Reunião Plenária n.º 35: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciada na generalidade a proposta de decreto legislativo regional, da autoria do PSD e CDS/PP, que aprova as normas pra protecção dos cidadãos e medidas para a redução da oferta de ‘drogas legais’.

10h00 O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, e o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologias, Jorge Carvalho, visitam, às 10 horas, a nova sala do pré-escolar da Escola Básica da Serra de Água. Segundo a autarquia ribeira-bravense, trata-se de “uma resposta facultada à população daquela localidade que há muito pedia um espaço desta natureza para os filhos em idade pré-escolar”.

11h15 Reunião da 7.ª Comissão Permanente de Administração Pública, Trabalho e Emprego.

14h30 O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, estará presente na instalação do Conselho Municipal para a Igualdade e a Não Descriminação, que decorre, na Sala da Assembleia Municipal da autarquia. 

15h00 Deliberação Electrónica da 2.ª Comissão Permanente de Economia, Finanças e Turismo.

16h00 O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente na apresentação dos resultados do Estudo sobre a Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens, que contou com a colaboração da Direcção Regional de Administração Escolar, através do Observatório de Educação, e que assinalará o encerramento do Ano Europeu da Juventude 2022 (proposto pela Comissão Europeia e posteriormente aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia no final de 2021).

À mesma hora acontece a inauguração do ‘Sangha’ – 'Comunidade' em Pali, dialeto budista - e o mais recente espaço de coworking no Funchal. Este projecto do grupo hoteleiro Dorisol oferece postos de trabalho privados e em espaço partilhado, para os nómadas digitais ou para as equipas de trabalho. A inauguração do cowork ‘Sangha’ contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário regional da Economia, Rui Barreto e, representando a Câmara do Funchal, o vereador Bruno Pereira. Marcará também presença a administração do grupo empresarial Dorisol que conta com mais de 50 anos de existência. Entre os convidados confirmados estão ainda a Start Up Madeira, a Madeira Digital Nomads e a Madeira Friends.

Novo espaço de coworking no Funchal é inaugurado amanhã

O 'Sangha', que significa 'comunidade' em dialeto budista, é iniciativa do Grupo Dorisol

Ainda pelas 16 horas, o PCP desenvolve uma iniciativa, integrada na preparação do Congresso Regional, sobre as dificuldades de quem vive nas chamadas Zonas Altas, desta feita na freguesia da Camacha, concretamente no Caminho José Barreto.

16h30 O Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal acolhe, hoje, a sessão de lançamento do ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’, que conta com a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’ vai percorrer todos os concelhos da Região

O Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal acolhe amanhã, a partir das 16h30, a sessão de lançamento do ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’, que conta com a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

CULTURA

19h00 Uma vez por mês, o clube de comunicação ‘Funchal Agora Speakers’ leva à FNAC Madeira um orador convidado para as ‘FNAC Talks’. Nesta sessão – com o mote ‘Comunicar... Haverá a receita certa?’ – cabe a Xavier Agrela partilhar as competências essenciais para comunicar eficazmente.

No centro comercial MadeiraShopping (mais concretamente no Corredor Central, do Piso 0) abre também ao público, esta terça-feira, a exposição ‘Nos Caminhos da Arte’.

A mostra – que inclui trabalhos de olaria, azuleijaria e sergigrafia – resulta de um programa de formação contínua de docentes de artes visuais e explora diferentes técnicas e materiais.

‘Nos Caminhos da Arte’ é organizada em parceria com a Direcção de Serviços de Educação Artística e conta com a curadoria da Equipa de Expressão Plástica.

"Nos Caminhos da Arte" é a nova exposição do MadeiraShopping

Resultado de um programa de formação contínua de docentes de artes visuais e explora diferentes técnicas e materiais

DESPORTO

A jornada 18 da I Liga portuguesa de futebol, que começou no domingo, termina na quarta-feira, com os jogos Marítimo-FC Porto e Sporting-Sporting de Braga. Esta terça-feira, o Benfica visita o Arouca, em partida com início marcado para as 21:15, no Estádio Municipal de Arouca, e arbitragem de Rui Costa, da associação do Porto. Com mais um jogo disputado do que os 'perseguidores', a equipa orientada por Roger Schmidt procura aumentar, provisoriamente, a vantagem de sete pontos sobre o Sporting de Braga, oito sobre o FC Porto e 15 sobre o Sporting, adversários que só entram em campo amanhã.

EFEMÉRIDES

Eis os principais acontecimentos registados no dia 31 de Janeiro:

1797 - Nasce o compositor austríaco Franz Schubert.

1865 - O Congresso norte-americano aprova a Emenda que põe fim à escravatura.

1876 - O Governo dos EUA obriga os índios a concentrarem-se em reservas.

1891 - Revolta republicana no Porto. É proclamada a República na varanda da Câmara Municipal.

1912 - Forças militares e da Carbonária tomam de assalto a União dos Sindicatos, em Lisboa.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. A Alemanha anuncia uma política de guerra naval sem tréguas.

1923 - Nasce o escritor norte-americano Norman Mailer, autor de "Os Nus e os Mortos" e "O Fantasma de Harlot".

1928 - Lev Davidovich Bronshtein, Leon Trotsky, é expulso da URSS.

1931 - O hidroavião DO-X deixa o porto de Lisboa, às 08:05, com o almirante Gago Coutinho.

1943 - II Guerra Mundial. As forças militares alemãs, cercadas em Estalinegrado, rendem-se ao Exército Vermelho.

1945 - II Guerra Mundial. Começa a Conferência de Malta, preparatória de Yalta, onde os termos da rendição alemã são definidos pelos aliados.

1946 - Comemorações da Revolta Republicana de 1891. Manifestações em Lisboa e Porto exigem a instauração da democracia.

1950 - O Presidente dos EUA, Harry Truman, aprova a construção da bomba de hidrogénio.

1955 - Vaga de prisões da PIDE, a polícia política do regime, que se estenderá até ao fim de fevereiro. Entre os detidos, contam-se Agostinho Neto, Ângelo Veloso, Borges Coelho e Pedro Ramos de Almeida.

1956 - Juscelino Kubitschek de Oliveira é investido Presidente do Brasil.

1957 - Termina a construção da conduta petrolífera trans-iraniana, de Abadan a Teerão.

1958 - Lançamento do primeiro satélite norte-americano, Explorer-1.

1961 - Repressão da revolta dos trabalhadores da Cotonang, na Baixa do Cassange, em Angola, com meios aéreos. O MPLA denuncia 10 mil mortos.

- Jânio Quadros é eleito Presidente do Brasil.

1962 - Manifestação de estudantes do Porto contra a guerra colonial. A polícia de choque e a censura calam os protestos.

1975 - Toma posse o Governo de transição de Angola, constituído por representantes de Portugal e dos três movimentos - MPLA, UNITA e FNLA.

1977 -- Inauguração do Centro Georges Pompidou, em Paris.

1982 - A rádio Varsóvia anuncia que 14 pessoas ficaram feridas e outras 200 foram detidas em Gdansk, Polónia, durante as manifestações de protesto ao aumento dos preços dos bens alimentares.

1988 - Termina, na Póvoa de Varzim, o VIII Congresso do CDS, marcado pelo regresso de Diogo Freitas do Amaral à liderança do partido.

1989 - Morre, aos 69 anos, o médico e escritor português Fernando Namora, autor de "Diálogo em Setembro" e "Retalhos da Vida de Um Médico".

1990 - As autoridades portuguesas revelam documentos que provam a responsabilidade do superpetroleiro espanhol Aragon na maré negra de Porto Santo.

2003 - O apresentador de televisão Carlos Cruz, o pediatra João Ferreira Dinis e o advogado Hugo Marçal são detidos, no âmbito do processo Casa Pia.

2004 - O X Congresso da CGTP elege o novo Conselho Nacional, elevando para 147 o número de membros.

2005 - O mês de janeiro é o mais seco dos últimos 100 anos, em algumas regiões de Portugal, segundo dados do Instituto de Meteorologia.

2006 - Termina a fase de ligação à Internet em banda larga das escolas públicas do país.

2007 - É publicada em Diário da República a portaria que cria o Código Hospitalar Nacional do Medicamento -- CHNM.

- São detidos, em Díli, 56 membros de grupos de artes marciais rivais, numa operação conjunta da polícia das Nações Unidas e das forças militares internacionais.

- O parlamento venezuelano autoriza o Presidente, Hugo Chávez, a governar por decreto durante um período de 18 meses.

- Morre, com 77 anos, Adelaide Tambo, ativista da luta contra o apartheid, na África do Sul, viúva do antigo líder do ANC Oliver Tambo

- Morre Cerqueira da Rocha, advogado, opositor do antigo regime. Tinha 70 anos.

2008 - O argentino Diego Armando Maradona pede perdão pelo famoso golo marcado com a "mão de Deus" à Inglaterra no Mundial de futebol do México em 1986, numa entrevista publicada no jornal inglês "The Sun".

- A Fundação Champalimaud inaugura na Índia um centro de investigação dedicado à reconstrução de tecidos dos olhos a partir de células estaminais adultas, permitindo aos pacientes recuperar a visão.

- O Parlamento Europeu aprova um reforço da cooperação dos 27, em crises como atentados terroristas, que contempla a possibilidade de unidades especiais de intervenção de um Estado-membro atuarem no território de outro, sob pedido.

- A Lei de Programação de Infra-Estruturas Militares, aprovada em Conselho de Ministros, é o maior programa de investimento em infraestruturas militares dos últimos 50 anos, e visa rentabilizar o património disponível afeto à Defesa Nacional.

- Morre, com 91 anos, o escritor e dirigente político chileno Volodia Teitelboim Volosky.

2010 - Morre Manuel Serra, histórico do Partido Socialista, fundador da Frente Socialista Popular. Tinha 78 anos.

2011 - Morre, aos 115 anos, Eunice Sanborn, a mulher mais velha do mundo, nos Estados Unidos. A anciã norte-americana ostentou o título apenas durante cerca de três meses, depois da morte de Eugenie Blanchard, uma religiosa nascida na ilha de Guadalupe que morreu a 04 de novembro, com 114 anos.

2012 - O Tribunal Supremo espanhol rejeita anular o processo contra o juiz Baltasar Garzón pela investigação dos crimes do franquismo.

2014 - Vasco Graça Moura é condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada no final de um colóquio que juntou ensaístas, escritores e investigadores, numa homenagem ao escritor.

2015 - O grupo radical Estado Islâmico divulga um vídeo em que mostra a decapitação do refém japonês Kenji Goto, capturado na Síria.

- Dezenas de milhar de pessoas enchem a Praça Cibeles e a subida da Rua de Alcalá (Madrid), em frente ao Banco de Espanha e ao Instituto Cervantes, para participarem na "Marcha da Mudança", organizada pelo partido Podemos.

- A Austrália conquista pela primeira vez a Taça Asiática de futebol, ao derrotar a Coreia do Sul, por 2-1, após prolongamento, na final disputada em Sydney.

2016 - Morre Francisco Guillermo Flores Pérez, antigo Presidente de El Salvador, acusado de desviar 15 milhões de dólares. Tinha 56 anos.

2017 - Morre, aos 67 anos, John Wetton, músico britânico vocalista dos Asia.

2019 - O Parlamento Europeu reconhece Juan Guaidó como o "Presidente interino legítimo" da Venezuela e exortou a União Europeia e os seus Estados-membros a assumirem uma posição semelhante, enquanto não for possível convocar eleições presidenciais.

2020 - O Reino Unido sai da União Europeia.

- A retirada de confiança política à deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, é aprovada com 83% de votos favoráveis, numa reunião da Assembleia do partido que terminou de madrugada.

- Espanha anuncia o primeiro caso do novo coronavírus no país, um cidadão alemão de um grupo de cinco que estava em observação em La Gomera, nas Canárias.

- Morre, aos 92 anos, James Dunn, cônsul australiano em Díli entre 1962 e 1964 e um dos maiores lutadores pela autodeterminação timorense, autor do livro "East Timor: A People Betrayed" de 1984.

- Morre, aos 92 anos, Mary Higgins Clark, escritora norte-americana, conhecida como a "rainha do suspense".

2021 - O piloto português Filipe Albuquerque (Acura) vence as 24 Horas de Daytona, primeira prova do campeonato norte-americano de resistência, o IMSA, na estreia pela equipa Wayne Taylor Racing.

- Morre, aos 82 anos, Amândio Silva, antifascista. Participou no sequestro de um avião da TAP em novembro de 1961 para espalhar panfletos contra o regime do Estado Novo.

2022 - O Tribunal Judicial de Leiria condena 14 arguidos de um total de 28, entre eles o ex-presidente da Câmara de Pedrógão Grande Valdemar Alves e o ex-vereador Bruno Gomes, acusados no processo relacionado com irregularidades na reconstrução de casas após os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande.

PENSAMENTO DO DIA

 O sinal mais vivo da servidão é o medo de viver Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco

Este é o trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 334 dias para o termo de 2023. Aproveite-o da melhor forma, com o seu DIÁRIO!