5 Sentidos

Exposição 'ao sol da manhã' patente na Galeria Espaçomar até Março

None

A Galeria Espaçomar, situada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, inaugurou, hoje, a exposição 'ao sol da manhã. As mãos – reencontro com a obra de Guilhermina da Luz', com a curadoria de Teresa Jardim.

"Esta exposição é um exemplo óbvio do papel da arte, enquanto forma de comunicação, que perdura para além da vida dos próprios artistas", salienta a curadora citada em comunicado de imprensa.

"Com esta mostra, a Galeria Espaçomar proporciona um reencontro intimista com a obra da artista, Guilhermina da Luz, pertencente a particulares, amigos, colegas de trabalho e ex-alunos, bem como ao Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, guardião do seu espólio artístico", refere ainda a mesma nota.

A exposição 'ao sol da manhã. As mãos – reencontro com a obra de Guilhermina da Luz' poderá ser visitada até ao dia 31 de Março, nas instalações da Galeria Espaçomar.

Sobre a autora

Guilhermina da Luz (Ponta do Sol, 1947-Funchal, 15 de Fevereiro de 2019), artista ímpar, no contexto das artes plásticas da Madeira.

Durante mais de quarenta anos de atividade artística trabalhou e expôs regularmente escultura, pintura, instalação, projectos site specific, serigrafia artística e outras dinâmicas experimentais; realizou diversas pinturas murais (em escolas, Aeroporto Internacional da Madeira/Cristiano Ronaldo, Pavilhão dos Trabalhadores do Funchal, entre outros); escreveu e publicou livros de poesia e contos. Viveu mais de duas décadas em Luanda (Angola), período que marcou toda a sua obra. Regressou ao Funchal depois do 25 de Abril de 1974, onde lecionou no Instituto Superior de Arte e Design da Madeira.