5 Sentidos

‘Nos Caminhos da Arte’ em exposição no Madeira Shopping

None

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação/Direção de Serviços de Educação Artística, procede, terça-feira (24 de janeiro), às 18 horas, no Madeira Shopping, à abertura da exposição ‘Nos Caminhos da Arte’.

A exposição, que ficará patente ao público até 31 de janeiro, resulta da aposta na formação contínua, campo basilar para a atualização de conhecimento e competências dos docentes e área amplamente promovida pela Direção Regional de Educação. No caso das artes visuais/artes plásticas, têm sido uma aposta fundamental ao longo dos últimos anos. Com vista a fomentar a literacia em artes, proporcionando a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos passíveis de serem aplicados no contexto pedagógico, tem sido promovido um conjunto de formações variadas que, para além de uma forte componente teórica, contemplam a exploração prática de técnicas, materiais e suportes de expressão plástica e alguma abordagem à história da arte.

Nesta senda, e com vista à exploração e aplicação de conhecimentos no âmbito de diversas modalidades das artes plásticas, foi realizada a formação ‘Nos Caminhos da Arte’. Uma forma de proporcionar aos professores envolvidos acesso a locais, técnicas, materiais ou artesãos com que não contactam regularmente na sua prática pedagógica, mas que podem ser enriquecedoras, tanto a nível pessoal como profissional. No âmbito desta formação, os formandos tiveram a oportunidade de: 

- Efetuar uma visita guiada ao Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, onde puderam conhecer parte do espólio do museu e realizar uma oficina onde experimentaram a impressão com borracha de feltro. 

- Efetuar uma visita ao Atelier de Olaria, no Parque Temático da Madeira, em Santana, para conhecer todo o processo de produção de peças artesanais de cerâmica e onde puderam experimentar e criar algumas peças manualmente, com recurso à roda de oleiro e outras técnicas. 

- Conhecer os processos associados à azulejaria e um pouco da sua história e realizar pintura em azulejo, criando algumas peças com recurso a variadas técnicas. 

- Efetuar uma visita ao Jardim Botânico da Madeira, no Funchal, onde tiveram a oportunidade de efetuar registos gráficos (desenho e pintura) por observação de elementos botânicos do jardim. 

- Conhecer os processos e materiais utilizados na realização de cianotipias, ecoprints e linogravuras, bem como realizar alguns trabalhos com recurso a esta técnica fotográfica e de impressão/reprodução. 

- Efetuar uma visita ao Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, no Funchal, onde tiveram a oportunidade de conhecer parte da coleção e do processo de revelação fotográfica, assim como realizar a revelação fotográfica analógica (a preto e branco) na câmara escura do museu. 

- Conhecer a técnica da pirografia, ou pirogravação, bem como criar manualmente algumas peças, numa deslocação à sala de formação da Leroy Merlin, no Funchal. 

Pretendeu-se, simultaneamente, proporcionar aos formandos múltiplas experiências educativas que facilitem o processo de criação e intervenção crítica, a utilização de estratégias diversificadas, a reflexão e partilha de conhecimentos, o desenvolvimento do pensamento crítico e o desenvolvimento da sensibilidade e perceção estética, assim como o desenvolvimento da expressão pessoal.

Esta exposição é o culminar das experiências práticas proporcionadas aos formandos e do trabalho realizado. Os trabalhos exibidos foram selecionados de entre muitos, servindo de mostruário das várias técnicas e materiais utilizados.