Desporto

'Rei' terá despedida à medida do seu nome

None

O funeral de Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, que morreu hoje aos 82 anos, acontecerá no Vila Belmiro, casa do Santos, clube de futebol brasileiro onde o 'rei' começou a carreira.

O Vila Belmiro foi o local escolhido para a despedida do homem que muitos consideram o melhor jogador de todos os tempos. Neste mesmo campo, Pelé iniciou a sua carreira em 1956.

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, para tratamento de quimioterapia para tumor de cólon e tratamento de infeção respiratória.

De acordo com o portal brasileiro G1, a partir do dia 22 de dezembro, com o estado de saúde de Pelé a piorar, os seus familiares, o Santos e câmara municipal de Santos começaram a iniciar os preparativos para o funeral.

A cerimónia na Vila Belmiro, que ainda não tem data, será aberta ao público e, segundo a imprensa local, as pessoas que se queiram despedir do 'rei' terão a oportunidade de se aproximarem do local onde estará o maior ícone do futebol brasileiro.

De acordo com informações recolhidas pelo mesmo portal, o ainda Presidente brasileiro e o futuro, Jair Bolsonaro e Lula da Silva, respetivamente, marcarão presença nas cerimónias, sem contar com as centenas de atletas e personalidades brasileiras.

Para além da cerimónia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo pelas ruas de Santos. O cortejo deverá seguir, logo após sair do estádio até a porta de casa de onde vivia a mãe de Pelé.

Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo vestido as camisolas de Santos e New York Cosmos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.