Madeira

'Música nos Museus' promove 14 concertos até ao final de 2023

Projecto da Câmara Municipal do Funchal envolve 50 artistas locais e o investimento ascende a 10 mil euros

Vereadora Helena Leal detém pelouro dos museus municipais.
Vereadora Helena Leal detém pelouro dos museus municipais., Foto André Gonçalves

O primeiro concerto inserido nesta iniciativa teve lugar, esta sexta-feira, no Museu Henrique e Francisco Franco, na voz de Flávio Martinho.

A 5.ª edição do projecto 'Música nos Museus' 2023, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, irá promover a realização de 14 concertos em espaços municipais com a envolvência de 50 artistas locais, num investimento superior a 10 mil euros.

Até final do ano, a iniciativa promete dinamizar um concerto por mês no Museu Henrique e Francisco Franco e no Museu A Cidade do Açúcar, incluindo neste 'roteiro' dois novos espaços, nomeadamente a Estação do Monte e o Museu de História Natural "numa lógica de descentralização cultural".

Helena Leal, que detém pelouro dos museus municipais, destacou a importância desta iniciativa na "valorização e divulgação do património museológico da cidade, bem como na promoção" dos artistas e "apoio aos criadores". No fundo, frisou, a Câmara está "a promover a cultura de uma forma integrada".

Nesta fase de carência económica e de inflação, Helena Leal salientou ainda que os preços dos ingressos são "acessíveis" para que todos tenham acesso aos concertos. Com lotação máxima até 50 pessoas, os eventos realizam-se às 18 horas e têm um custo de 5 euros. Poderão ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou na Ticketline.

Na apresentação do projecto 'Música nos Museus', Helena Leal revelou ainda que em 2022, o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco registaram um total de 10.124 visitantes, representando um aumento de mais de 4 mil pessoas em relação ao ano de 2021.

Já o Museu de História Natural do Funchal - cujas entradas neste primeiro semestre são gratuitas - também registou um aumento em 2022. Passaram por aquele espaço mais de 13 mil pessoas o que corresponde a uma média de mais 35% face a 2021.

A vereadora salientou que estes números demonstram o investimento da Câmara Municipal do Funchal nestes espaços, com o intuito de dinamizar os mesmos, sublinhando as diversas actividades desenvolvidas.

O primeiro concerto inserido na 'Música nos Museus' 2023, teve lugar, esta sexta-feira, no Museu Henrique e Francisco Franco, na voz de Flávio Martinho.