Madeira

‘Impulso’ para jovens criadores e artistas madeirenses

None
Foto André Ferreira

Chama-se ‘Impulso’ e foi hoje oficialmente apresentado no ‘foyer’ do Teatro Municipal Baltazar Dias, pela directora do departamento de cultura da Câmara Municipal do Funchal, Sandra Nóbrega.

‘Impulso’, pretende ser um projecto anual de apoio a jovens artistas entre os 18 e os 25 anos, para que possam desenvolver os primeiros projectos artísticos e profissionais em nome próprio.

Nesta apresentação, Sandra Nóbrega frisou que “este é um programa para continuar e aumentar”, já que a autarquia pretende que chegue a mais gente, nomeadamente a mais artistas e criadores madeirenses jovens.

Este ano o projecto irá decorrer entre Março e Julho, envolvendo quatro artistas em quatro áreas: teatro, dança, música e artes visuais, num investimento financeiro da Câmara Municipal do Funchal de 20 mil euros, além do apoio logístico e de produção associados, explica.

“Pretende-se não apenas investir financeiramente no projecto e nos jovens artistas, mas também possibilitar que os seus projectos sejam acompanhados pela equipa do Teatro Municipal Baltazar Dias, a saber a equipa de produção, a equipa técnica, a equipa de comunicação que darão apoio à concretização do projecto”, adianta.

Os jovens que estarão nesta primeira edição são jovens que nasceram ou vivem na Madeira, com formação na sua área artística e que têm estado envolvidos em vários projectos, mas que têm agora oportunidade para desenvolver o seu próprio projecto em nome próprio, tendo espaço para se afirmar como criador, dando condições para que isso aconteça, assim como visibilidade e reconhecimento público.

Nesta edição participam a Sara Cíntia, actriz,  Filipe Fernandes, músico violinista, Marco Olival, bailarino e coreografo e a Teresa Freire, nas artes visuais com a realização de uma exposição.

Programação:

Dia 8 de Março

Filipe Fernandes

Música

Concerto  “Essentials”

Será um concerto variado, com grandes obras, não só do espetro violinístico mas também de música de câmara. Para além de variado, será um concerto único que juntará dois músicos madeirenses e alguns dos jovens músicos mais promissores do panorama musical europeu. Pretende-se também apresentar um arranjo para quarteto de cordas de uma canção tradicional madeirense.

Dia 2 a 30 de Maio

Teresa Freire

Artes Visuais

O “Drag Show” e a Identidade de Género

O drag engloba diferentes tipos de pessoas. Não se limita a interpretar o género oposto, é performance e é teatro, e ao mesmo tempo uma oportunidade para as pessoas explorarem a sua identidade sem tabus. Por norma os drag shows decorrem em espaços como bares, clubes, cabarets, normalmente espaços da comunidade LGBTQIA+. O projeto consistirá em criar um cenário de um ambiente de “drag ball”, ou “drag show”, ou seja, o baile drag, o decorrer do mesmo, e realizar uma série de retratos das pessoas que nele irão atuar, todas diferentes entre si, incluindo um olhar mais íntimo nas vidas destas personagens, fora do espetáculo.

Dia 29 e 30 de Junho

Marco Olival

Dança

“Indomado”

“Indomado” é um solo de dança que surge de uma ingénua, mas ambiciosa tentativa de domar o tempo e a velocidade dos acontecimentos. Este solo partirá da ideia do “aqui e agora”, da vontade de viver a correr, dos impulsos, de querer o mundo na mão e assim questionar o que será feito do corpo durantes estes acontecimentos internos quando extensos e intensos.

Dia 8 e 9 de Julho

Sara Cíntia

Teatro

“Jogos Olímpicos”

Um texto original do jornalista Veja Ozturk questiona o mistério que até hoje ninguém obteve qualquer resposta. O paradeiro de uma criança que pela sua altura e magreza, que se encontrava sozinha nas ruas cinzentas de Paris, e que nada tinha a ver com a canoagem, conseguiu que naquele ano a Holanda fosse vencedora dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924. Depois de mais de 90 anos, ninguém até hoje conseguiu descobrir o seu paradeiro.

Um espetáculo com criação de Sara Cíntia, texto de Vefa Ozturk e interpretação de Zacarias Gomes e Lourenço Oliveira.